Bahia, 26 de Abril de 2024
Por: A Gazeta Bahia
15/01/2021 - 07:04:46

Não é de hoje e nem de ontem, que os moradores da antiga comunidade rural do Ponto do Maneca, no município de Eunápolis, reclamam do mal cheiro, proveniente dos galpões da empresa Naturaves, e dos descartes de aves mortas e dejetos.

A empresa já foi denunciada, mas não se move, para sanar o grave problema, que atinge em cheio as moradias e as pessoas, dentre elas, crianças, e idosos.
O fedor é insuportável,  ninguém consegue sobreviver no ambiente poluído pelo odor, repleto de urubus e moscas.

O mal cheiro prejudica a saúde, impede de as pessoas terem a liberdade de permaneceram com suas casas abertas, de receberem visitas, e até mesmo de se alimentarem.
A exposição persistente a odores ruins pode afetar a saúde das pessoas, causando tosse, dores de cabeça e náuseas, entre outros sintomas. Isso, em combinação com os potenciais efeitos sociais e econômicos, pinta um quadro sombrio atual e do futuro das comunidades afetadas e, sem dúvida, continuará causando conflitos, como já faz em muitas áreas nas imediações de todo complexo, que compreende a indústria e os galpões nos arredores da cidade.

Existem questionamentos sobre a implantação da Naturaves e seus galpões, que se espalham em áreas próximas às zonas urbanas de Eunápolis e às comunidades locais.
Os efeitos dessa poluição sobre os empreendimentos ao longo da BR 101, entre Eunapolis e o distrito de Mundo Novo, são negativos e causam prejuízos incalculáveis à economia local. Nenhum empreendedor investirá em um lugar, poluído, com moscas e mal cheiro. A Naturaves, tende a expandir seus galpões na região, tem adquirido áreas próximas à cidade, desconhecendo os espaços entre seus negócios e a população.

A reportagem do agazetabahia já conversou com a diretoria da Naturaves, sobre o mal cheiro que atinge a comunidade do Ponto Maneca. Passado mais de um ano, o problemas continuam a se agravar. Nesta quinta-feira, após outras reclamações, a reportagem do agazetabahia esteve no local, e ouviu as pessoas, bastante revoltadas com o problema crônico na localidade. 

Vejam o vídeo:

Veja + Notícias/Geral