Bahia, 18 de Abril de 2021

CORONAVÍRUS

Infectologista alerta para importância de tomar a segunda dose da vacina contra Covid-19
É consenso entre médicos e cientistas que o caminho para o controle da pandemia de Covid-19 passa pela vacinação. Além dos problemas de disponibilidade de vacinas e da logística da campanha de imunização, a sociedade enfrenta outros desafios para efetividade dessa ação.

ATIVIDADES RELIGIOSAS

Deputado federal Alex Santana critica decisão do STF sobre atividades religiosas
O deputado federal da Bahia, Alex Santana (PDT), lamenta a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) após retirar as atividades religiosas como serviço essencial em meio à pandemia da Covid-19. Pela decisão, fica à critério de prefeitos e governadores o critério de proibição dos cultos religiosos presenciais para conter a disseminação do vírus.
PUBLICIDADE
CPI / COVID-1 9

Após determinação do STF, grupo de senadores articula CPI para apurar atuação de prefeitos e governadores na pandemia
Um grupo de senadores articula um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado para apurar, além dos atos do governo federal, a responsabilidade de governadores e prefeitos na crise provocada pela pandemia da Covid-19. Na semana passada, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso determinou em uma decisão liminar (provisória) a instalação de uma CPI no Senado para investigar ações e omissões do governo federal na pandemia. Senadores governistas e o presidente, Jair Bolsonaro, defenderam que prefeitos e governadores também deveriam ser alvo da comissão.
TOQUE DE RECOLHER

Governo Rui Costa prorroga toque de recolher e proibição de eventos e aulas presenciais em toda a Bahia
O Governo do Estado decidiu prorrogar o toque de recolher, a proibição das aulas presenciais e a suspensão de eventos em toda a Bahia. As medidas, que venceriam nesta segunda-feira (12), passam a valer até 19 de abril. A prorrogação será publicada ainda neste domingo (11), na versão on-line do Diário Oficial do Estado (DOE). Também fica vedada a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery, no período das 18h do dia 16 até as 5h de 19 de abril. Das 20h às 5h, em toda a Bahia, segue restrita a locomoção de pessoas, sendo vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas.
NOTA DE REPÚDIO DAS ENTIDADES

Entidades emitem Nota de Repúdio e diz que indicação do vereador Adriano Cardoso afronta o direito fundamental à Saúde Pública
Entidades representativas do município de Eunápolis, tomaram a iniciativa de emitir Nota de Repúdio contra a indicação 74/2021 do vereador Adriano Cardoso, líder da prefeita Cordélia Torres na Câmara Municipal. Conforme o repúdio das entidades, a indicação do vereador obrigando a população a pagar “meia consulta”, é um ataque covarde à vida humana, reafirmando que é inaceitável que serviços do SUS sejam passíveis de pagamento e oneração direta para a população.
Costa do Descobrimento
COVID- 19 / BAHIA

Bahia registra 4.104 novos casos de Covid-19 e mais 102 óbitos pela doença
Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.104 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 3.366 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (13) também registra 102 óbitos. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação.
COMBATE AO CORONAVÍRUS

No combate ao coronavírus, diversas ruas passam por desinfecção, em Eunápolis
Desde a manhã da última segunda-feira, 12 de abril, a Prefeitura de Eunápolis, por meio da secretaria de Serviços Públicos, intensificou o combate ao novo coronavírus com o serviço de desinfecção de ruas do município.