Natural de Itagimirim, embora radicado no município de Eunápolis há muitos anos, Abenilcio Mendes deseja lançar-se em voos mais altos na política.
Tomou a decisão de, no próximo pleito eleitoral, colocar o seu nome para deputado federal. Atualmente, ele está filiado ao partido União Brasil. Mas não sabe ainda se vai continuar nesta sigla.
Como futuro candidato, pretende levar adiante uma vasta pauta e diversos projetos ao Congresso Nacional. Pautas essas que, segundo ele, vão revolucionar o Brasil.
Dentre esses, está o projeto de lei para o homem que agredir a mulher ter a mão amputada.
No Congresso, vai trabalhar para que a duplicação da BR 101 venha a se concretizar.
Colocará em pauta o projeto para que os prefeitos que desviarem dinheiro da merenda escolar sejam condenados a 30 anos de cadeia.
Pretende também levar ao Congresso a lei para acabar com a reeleição de prefeito, governador e presidente.
Perguntamos a Abenilcio sobre o que o levou a futuramente lançar seu nome para deputado federal.
Ele argumentou, que o extremo sul da Bahia é muito carente de representação política no Congresso. "Estou cansado de ver deputado votado nesta região preocupado em trazer alevinos para assentamentos, ao invés de lutar para tirar esse povo de morar debaixo de lona e de casas construídas de cavacos. É preciso construir moradias dignas nos lotes desses assentados", explicou.
Foi mais adiante e ressaltou: "A mesma coisa acontece com a distribuição de ambulâncias, no entanto, não vejo nenhum deputado cobrando o saneamento básico de Eunápolis".
Nossa reportagem perguntou a Abenilcio de onde vêm os recursos para sua campanha.
Ele disse que, durante a sua campanha, vai conversar com a população da Bahia, através das redes sociais, e mostrar para a sociedade que não precisa de dinheiro e nem ser rico em patrimônio para ganhar a eleição. "É preciso ter proposta para ajudar a transformação do Brasil."
Outras pautas de Abenilcio são: a duplicação da BR 367, a construção de um viaduto interligando a Avenida Conselheiro Luiz Viana, em Eunápolis, a BR 367, sentido Porto Seguro. Além de outras ações, voltadas para a educação e para conter a extrema violência que predomina na Bahia.
Não vejo nenhuma preocupação por parte desses deputados votados no extremo sul da Bahia com a nossa realidade. É por isso que estarei lançando meu nome para deputado federal", disse Abenilcio Mendes.