O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse, nesta 3ª feira (29.jul.2025), que o Brasil não precisa continuar comprando dos Estados Unidos já que estes não querem “ter relação comercial” com os brasileiros.
Em entrevista à radio Serra Dourada FM, da Bahia, Costa afirmou que os norte-americanos não dão sinais de que querem conversar e voltou a citar a possibilidade de aplicar medidas recíprocas aos EUA. O tarifaço de 50% em todos os produtos brasileiros está previsto para entrar em vigor a partir de 1º de agosto.
“Se for confirmado e for implementado essas tarifas, medidas de reciprocidade serão, sim, tomadas, porque já que eles não querem ter relação comercial com o Brasil, o Brasil também não precisa continuar comprando deles, pode comprar
de outros países”, declarou.
Costa afirmou que não é bom para nenhum país entrar em guerra comercial. Segundo ele, o Brasil já planeja medidas para ajudar as empresas e produtores rurais em caso de confirmação da tarifa.
Para o ministro, as consequências negativas serão para as pessoas dos EUA, que terão produtos mais caros, e para os empresários brasileiros que sofrerão no 1º momento, mas que o governo já trabalha para redirecionar os produtos do Brasil para outros mercados. “Do nosso lado, como é uma posição unilateral até aqui deles, nós estamos dispostos a conversar, mas conversa precisa de dois interessados, ninguém conversa sozinho, se só conversa é quando o outro está interessado em conversar, e até que eles não têm dado demonstrações firmes de interesse em conversar”, afirmou.
Costa declarou que os senadores que estão nos Estados Unidos para tentar negociar com aquele país encontram todos os canais fechados com a sinalização de que o assunto está restrito à Casa Branca, a qual os brasileiros não têm conseguido acesso.