Bahia, 03 de Agosto de 2025
Por: Poder 360
25/03/2025 - 05:47:15

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou um decreto nesta 2ª feira (24.mar.2025) que restringe o acesso a famílias compostas só por uma pessoa no Bolsa Família. Agora, para se inscreverem no programa, terão de realizar uma entrevista
domiciliar ou atualizar os dados do CadÚnico.

A exigência não se aplica a famílias unipessoais indígenas, quilombolas ou em situação de rua. Segundo o governo, a medida
tem como objetivo tornar a gestão do programa mais eficiente e coibir fraudes.

“O Ministério do Desenvolvimento ainda vai regulamentar o processo para as famílias unipessoais que já recebem o Bolsa Família, mas que ainda não passaram pela entrevista em domicílio para inscrição ou atualização cadastral”, disse o órgão em nota.

O decreto ainda determina um limite –que será definido pelo ministério– de beneficiários unipessoais. Também inclui mudanças na “regra de proteção” –que permite que as famílias continuem com o benefício mesmo termos da LGPD.

De acordo com o texto, será implementado um prazo, a ser definido, em que essas famílias poderão permanecer no programa. Para aqueles que o benefício for suspendo por ultrapassarem o limite, poderão retornar “no prazo máximo de 36 meses”.

Veja + Comentários do Tomás

COMÉRCIO / EUNÁPOLIS

Trabalhando no vermelho