O levantamento mensal do Sem Parar divulgado nesta semana revelou que, em 2024, os preços dos combustíveis em São Paulo oscilaram significativamente, superando previsões de inflação para o período. O etanol comum teve a maior alta do ano,
encerrando com um aumento acumulado de 25,4%, enquanto o etanol aditivado fechou o ano com uma alta de 23%.
A gasolina comum registrou alta de 8,5% ao longo de 2024 e a gasolina aditivada teve aumento de 12,5%. O diesel comum terminou o ano com uma alta acumulada de 5%, enquanto o diesel aditivado subiu 3% desde janeiro.
Essas variações refletem fatores como a flutuação do preço do petróleo no mercado internacional e os ajustes tributários internos, que influenciaram diretamente os preços no estado.
A pesquisa do Sem Parar indicou ainda que a zona norte de São Paulo segue sendo a região com os preços mais competitivos. Em dezembro, o etanol comum foi encontrado por 3,89 reais, e a gasolina aditivada a 5,99 reais.
Já a zona sul apresentou os preços mais elevados. O diesel aditivado, por exemplo, chegou a 6,53 reais, enquanto a gasolina aditivada foi encontrada por 6,45 reais