Bahia, 29 de Março de 2024
Por: O Antagonistao
16/03/2023 - 05:30:08

O deputado federal Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS) informou  que acaba de protocolar o pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar a atuação do MST no início do governo Lula.

O requerimento também é subscrito pelos deputados Kim Kataguiri (União Brasil-SP) e Ricardo Salles (PL-SP). Falta agora apenas que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), leia o pedido de investigação em plenário para que as investigações sejam iniciadas.

Como mostramos mais cedo, o parlamentar conseguiu hoje coletar o número mínimo de assinaturas. Até o momento, 172 deputados endossaram o documento, que conta com o apoio da Frente Parlamentar Agropecuária – também conhecida como bancada do agro.

“Vamos agora conversar com o presidente [da Câmara] Arthur Lira e vamos propor o mais breve possível a instalação [da comissão]. Estamos bem confiantes de que não vai demorar muito para que as investigações sejam iniciadas”, disse o parlamentar a este site.

O pedido de investigação foi apresentado após uma série de invasões do MST no início do governo Lula. A suspeita da oposição ao Palácio do Planalto é que o Poder Executivo está sendo leniente com o Movimento Sem Terra, organização historicamente ligada ao PT.

Essa investigação tem o condão de ser a primeira grande derrota do governo PT na Câmara.

Nas últimas semanas, o MST invadiu três fazendas produtivas da Suzano Papel e Celulose, nos municípios de Teixeira de Freitas, Mucuri e Caravelas, no sul da Bahia, na virada do mês.
Os três lotes foram desocupados após a Justiça determinar a reintegração de posse no início de março.

Ainda nesta terça, o movimento invadiu outro terreno na Bahia, que está improdutivo, mas, segundo o proprietário, devido a imbróglios de burocracia.

Veja + Comentários do Tomás