Bahia, 25 de Abril de 2024
Por: O Antagonista
24/01/2023 - 07:11:37

O presidente Lula (PT) defendeu a adoção de uma moeda comum entre os países que integram o Mercosul, durante agenda na Argentina, nesta segunda-feira (23). “Por que não tentar criar uma moeda comum entre os países do Mercosul?”, indagou em coletiva, após reunião com o presidente argentino, Alberto Fernández.

Lula disse que, no entanto, há uma diferença entre o que está acordado entre os dois países até o momento e o que ele gostaria que acontecesse. Para agora, os presidentes esperam que os ministros da Fazenda apresentem “uma proposta de comércio exterior e de transações entre os dois países que seja feita numa moeda comum”, afirmou o petista.

Para o futuro, Lula acredita que o ideal seria realizar todas as transações de comércio exterior nas moedas dos países de origem, para que diminua a dependência do dólar. “Eu acho que com o tempo isso vai acontecer, e acho que é necessário que isso aconteça”, pontuou.

“Eu espero que os presidentes dos Bancos Centrais tenham a inteligência, a competência e a sensatez necessária para que a gente dê um salto de qualidade nas nossas relações comerciais e financeiras.”

Veja + Comentários do Tomás