Bahia, 19 de Abril de 2024
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Até os clubes de tiro
Por: CNN Brasil
23/09/2022 - 05:49:03

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, afirmou nesta quinta-feira (22) que a corte “vai avaliar” a proposta feita por representantes do Conselho Nacional de Chefes da Polícia Civil na última terça-feira sobre a suspensão dos clubes de tiro antes, durante e depois das eleições deste ano.

Moraes foi abordado por jornalistas após a sessão desta quinta e perguntado sobre a questão. O objetivo é restringir o porte de armas apenas aos representantes das forças de segurança que vão trabalhar nas eleições.

A lista de sugestões apresentadas à corte eleitoral inclui o fechamento das escolas de tiro desde a sexta-feira anterior ao domingo de votação, e até um dia depois.

A medida seria aplicada como a “lei seca” que prevê veto, pelos tribunais regionais eleitorais, ao consumo e venda de bebidas alcoólicas no período eleitoral.

Ao presidente da corte eleitoral, policiais civis demonstraram preocupação com o acirramento das eleições e a possibilidade de ocorrências criminais com armas de fogo.

Em agosto deste ano, o TSE decidiu por unanimidade pela proibição do porte de armas no raio de 100 metros dos locais de votação.

Apesar da medida, as forças de segurança ainda demonstraram receio com a autorização aos “CACs” para o transporte de armamento até os clubes de tiros.

Veja + Comentários do Tomás