A Igreja Católica já teve mais de 260 papas, sendo que alguns ficaram dezenas de anos no poder, enquanto outros permaneceram apenas alguns dias.
Para a escolha de um novo pontífice, é realizada uma reunião privada entre os cardeais com menos de 80 anos na Capela Sistina do Vaticano.
Geralmente, os papas permanecem no cargo até a morte. Em um caso raro em quase 600 anos, Bento XVI renunciou, em 11 de fevereiro de 2013.
Antes dele, Gregório XII, em 1415, havia sido o último líder da Igreja Católica a deixar o cargo antes de morrer.
Veja abaixo a lista de papas que comandaram a Igreja por mais tempo:
Pontificado de Pio IX
O papa Pio IX foi quem comandou a Igreja Católica por mais tempo.
Ele nasceu em Senigallia, onde hoje é a Itália, e seu nome verdadeiro é Giovanni Maria Mastai Ferretti.
Durante o pontificado de Pio IX, a região que hoje é a Itália passou por instabilidades políticas, que até forçaram o pontífice a se exilar, segundo o site Vatican News.
De acordo com a enciclopédia Britannica, uma das mais antigas do mundo, ele enfrentou diversas demandas liberais e nacionalistas, no contexto das revoluções contra monarquias na Europa.
Na época, ainda havia os Estados Papais, territórios onde hoje é a Itália, nos quais o papa tinha soberania.
Em 1848, Pio IX teve que fugir para Gaeta. Ele retornou para Roma apenas em 1850, ainda de acordo com o Vatican News.
Entre outros feitos, Pio IX estabeleceu a Comissão de Arqueologia Cristã e definiu o dogma da Imaculada Conceição em 1854, que estabelece que a Virgem Maria foi concebida sem o “pecado original”.
O Vatican News também ressalta que, durante o longo papado de Pio IX, houve a proclamação do Reino da Itália, em 1861, e a definição de Roma como capital, em 1871.
Ele faleceu em 1878 e foi beatificado por João Paulo II no ano 2000.