Bahia, 23 de Julho de 2024
Por: Ascom/ Veracel Celulose
28/06/2024 - 06:44:29

O programa "Amigos da Fauna", lançado pela Veracel em 2021, completou três anos incentivando colaboradores, parceiros e a comunidade da região Sul da Bahia a registrar fotos e vídeos de animais em seu habitat natural. A iniciativa tem sido um sucesso, como demonstrado pelo aumento no número de imagens enviadas. Em 2022, foram recebidas 217 fotos, um aumento de 241% em relação ao ano anterior, em que o programa foi lançado. E o número continua crescendo, em 2023 foram registrados 240 avistamentos de fauna nas áreas da Veracel.

Antes da criação do programa, os registros de fauna eram limitados a mamíferos, que são animais que chamavam mais atenção das pessoas, como preguiças e quatis, além ainda de algumas aves. Com o "Amigos da Fauna", as pessoas aprenderam sobre as espécies e passaram a observar e valorizar mais a diversidade da fauna local. No último ano, o maior grupo avistado foi o de répteis, com várias espécies de cobras e lagartos, seguido ainda pelos mamíferos, onde tatus e bichos-preguiça foram os mais fotografados.

Além de ter foco em educação ambiental, a iniciativa também busca conscientizar as pessoas para reduzir os indices de caça na região, atividade que é enquadrada como crime.

O Amigos da Fauna traz informação sobre a diversidade de fauna existente na nossa região, que está inserida na Mata Atlântica. Além de catalogarmos os registros, promovemos mensalmente uma publicação no Instagram com algum animal que ocorre localmente, apresentando suas características e mostrando também uma ação que as pessoas podem fazer para ajudar na conservação daquela espécie”, conta Maria Regina Damascena, analista ambiental da Veracel.

Do total de registros de animais avistados em 2023, 36,6% foram realizados na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel, enquanto 36,2% ocorreram nas áreas de plantios de eucalipto da empresa, o que comprova que a fauna utiliza essas plantações como corredores para circular entre os fragmentos de mata nativa. A modalidade de plantio adotada pela Veracel Celulose – em mosaico, com eucaliptos nos platôs, intercalados com vales de floresta nativa – oferece maiores oportunidades para a conservação ambiental. O Núcleo florestal da empresa, bem como seu time da fábrica e do Terminal Marítimo de Belmonte (TMB) registraram 19,1% das imagens, contribuindo com o mapeamento da fauna local.

As florestas de eucalipto têm se mostrado essenciais para a conservação da fauna e flora. Um estudo da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ) revelou que as áreas das empresas associadas à entidade já somam 6 milhões de hectares, onde foram observadas 2,8 mil espécies de fauna.

Participe do Programa Amigos da Fauna

Para fazer parte da interatividade do programa "Amigos da Fauna", os interessados podem postar em suas redes sociais a foto do animal silvestre registrado em seu ambiente natural na região Sul da Bahia, marcando o perfil @veracelcelulose e usando a hashtag #AmigosdaFauna.

Sobre a Veracel

A Veracel Celulose é uma empresa de bioeconomia brasileira que integra operações florestais, industriais e de logística, que resultam em uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas de celulose, gerando mais de 3,2 mil empregos próprios e de terceiros, na região da Costa do Descobrimento, sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Além da geração de empregos, renda e tributos, a Veracel é protagonista em iniciativas socioambientais no território. A consultoria Great Place to Work (GPTW) validou a Veracel como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil pelo 6º ano consecutivo.

Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro.

Veja + Reportagem Especial