Bahia, 27 de Abril de 2024
Por: CNN Brasil
18/03/2024 - 06:06:45

Bastou apenas um dia em meio à forte onda de calor que atinge parte do Brasil para a cidade do Rio de Janeiro atingir um novo recorde de sensação térmica. Segundo o Sistema Alerta Rio, foram registrados impressionantes 62,3ºC de sensação térmica na estação de Guaratiba, às 9h55 deste domingo (17).

O recorde anterior tinha sido atingido no sábado (16), com 60,1ºC de sensação térmica registrados na mesma estação.

De acordo com o Centro de Operações Rio, os 62,3ºC são a maior sensação térmica já sentida na cidade desde 2014, quando o órgão começou a fazer as medições. A sensação térmica é um índice de calor calculado a partir dos dados de temperatura e umidade relativa do ar. Quanto maior for a temperatura e a umidade relativa do ar, maior será a sensação térmica nesta região.

Ainda conforme o órgão, a região de Guaratiba, que fica na zona oeste da capital fluminense, possui algumas características geográficas que favorecem a ocorrência de temperaturas e umidades relativas do ar elevadas, principalmente no período da manhã. A região é úmida por conta da proximidade com o oceano e costuma receber influência de ventos quentes de quadrante norte no período da manhã.

A segunda-feira (18) será mais um dia de calor no município do Rio de Janeiro, com previsão de temperaturas máximas no entorno dos 39°C e sensações térmicas acima dos 50°C. O céu estará claro a parcialmente nublado e não há previsão de chuva.

 

Veja + Reportagem Especial