Bahia, 16 de Junho de 2024
Por: CNN Brasil
02/10/2023 - 06:04:50

Índia e Israel saem na frente quando o assunto são locais sagrados na Terra. É o que aponta um ranking feito pela Patheos, plataforma que reúne informações religiosas de crenças ao redor do mundo.

Lançada neste ano, a lista dos “100 lugares mais sagrados da Terra” abrange templos, jardins, santuários e até montanhas que possuem status sagrado e que atraem milhões de fiéis e turistas todos os anos.

Do total, 21 locais se encontram na Índia, enquanto 14 estão em Israel. O Templo Dourado Harmandir Sahib e o Rio Ganges são exemplos da Índia na lista, enquanto o Rio Jordão, o Muro das Lamentações e o Monte das Oliveiras são destaques de Israel.

O Brasil não aparece em nenhuma colocação. O único representante da América do Sul é o Lago Titicaca, na fronteira entre a Bolívia e o Peru. Considerado o berço da civilização Inca, o Titicaca é o maior lago em volume de água da América Latina e o lago navegável mais alto do mundo, a 3,8 mil metros de altitude.

Para criar a lista, foi considerado o número de religiões que atribuem status sagrado a cada local; a frequência de pesquisas online de cada local; o número de visitantes anuais dos locais e a votação da equipe editorial da plataforma, que possui uma mistura de líderes religiosos e acadêmicos.

Confira os 10 primeiros colocados na lista dos locais mais sagrados da Terra

Esplanada das Mesquitas (também chamado de Monte do Templo e Nobre Santuário) – Jerusalém, Israel
Grande Mesquita de Meca – Meca, Arábia Saudita
Monte Sinai – Península do Sinai, Egito
Rio Ganges – Índia e Bangladesh
Sri Harmandir Sahib, O Templo Dourado – Amritsar, Índia
Monte das Oliveiras – Jerusalém, Israel
Basílica do Santo Sepulcro – Jerusalém, Israel
Capela Sistina – Vaticano
Templo Mahabodhi – Bodhgaya, Índia
Muro das Lamentações – Jerusalém, Israel

Veja + Reportagem Especial