Bahia, 28 de Setembro de 2023
Por: CNN Brasil
24/07/2023 - 05:38:08

Os ataques russos na cidade ucraniana de Odessa durante a noite de sábado (22) danificaram pelo menos seis prédios residenciais, a maior catedral da cidade e “monumentos arquitetônicos”, de acordo com o Comando Operacional do sul da Ucrânia.

“Dezenas de carros foram danificados, fachadas e telhados de muitos prédios da cidade foram danificados e janelas estouradas”, afirmou em comunicado ao Telegram.

“Várias crateras se formaram na cidade. Há quedas de energia, o que pode atrapalhar o trânsito e a rota do transporte público pode ser alterada”, completou.

Os ataques na noite de sábado mataram pelo menos uma pessoa, disse o comunicado, e deixaram pelo menos 19 feridos.

“Outras 19 pessoas, incluindo quatro crianças, ficaram feridas. Onze adultos e três crianças foram hospitalizados, enquanto os demais estão sendo tratados em regime ambulatorial”, diz o comunicado.

A Ucrânia tem lutado na semana passada para repelir uma onda de ataques russos contra Odessa – suas defesas aéreas incapazes de lidar com os tipos de mísseis que Moscou usou para atingir a região.

Até sexta-feira, os moradores suportaram pelo menos quatro noites de bombardeio.

Uma equipe da CNN no solo começou a ouvir explosões na quinta-feira, com ataques quase contínuos durando pelo menos 90 minutos – seguidos por sirenes de ataque aéreo na sexta-feira, quando as tropas russas dispararam mais mísseis do Mar Negro.

Em uma declaração no domingo, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, condenou os últimos ataques de Moscou em Odessa.

Veja + Reportagem Especial