Bahia, 16 de Junho de 2024
Por: CNN Brasil
03/07/2023 - 06:12:17

O presidente Luiz Inácio da Silva (PT) disse neste domingo (2) durante cortejo popular que comemora a independência do Brasil na Bahia, que a capital do estado, Salvador, se torna hoje a “capital provisória” do país.

Classificando o 2 de julho como “a principal etapa da independência brasileira”, o presidente destacou que nesta data “a gente precisa compreender que Salvador se torna capital provisória pela manifestação e exuberância do povo baiano”.

“Dom Pedro I gritou independência ou morte, mas quem lutou e morreu foi o povo baiano para conseguir a independência”, disse Lula, que chegou nesta manhã na capital baiana para participar das comemorações.

O presidente participou do tradicional desfile ao lado do governador do estado, o petista Jerônimo Rodrigues, e da sua esposa, a primeira-dama Rosângela Silva, a Janja.

Durante o trajeto, populares fizeram coro de apoio ao presidente e comemoraram a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Inelegível”, gritaram, durante diversos trechos do trajeto. Em outro trecho do trajeto, o presidente também disse que o país “recuperou a alegria”.

Veja + Reportagem Especial