Bahia, 26 de Abril de 2024
Por: CNN Brasil
26/09/2022 - 06:29:03

No último domingo antes do primeiro turno da eleição presidencial, os candidatos que lideram as pesquisas de intenção de voto tiveram compromissos em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de comício no Rio de Janeiro. O petista voltou a afirmar que revogará o teto de gastos caso seja eleito. “Acabou o teto de gastos quando eu for presidente da república”, disse.

O ex-presidente criticou o dispositivo implementado durante o governo de Michel Temer (MDB). Na época, o ministro da Fazenda de Temer era Henrique Meirelles (União Brasil), que declarou apoio a Lula na semana passada, em encontro do petista com ex-candidatos à Presidência.

“A gente só pode gastar o que a gente tem, mas se for pra gente fazer uma coisa nova, a gente pode fazer uma dívida”, afirmou o petista.

Na parte da tarde, o ex-presidente encontrará influenciadores digitais acompanhado do candidato ao governo do Rio de Janeiro Marcelo Freixo (PSB).

Jair Bolsonaro (PL) passeou de moto em Brasília e conversou com apoiadores. O presidente, que disputa a reeleição, criticou a decisão do ministro Benedito Gonçalves, do TSE, que proibiu a realização de lives de teor eleitoral no Palácio da Alvorada.

“É uma decisão estapafúrdia. Invasão de propriedade privada. Enquanto eu for presidente lá é minha casa.”

Bolsonaro afirmou que seguirá realizando lives do Alvorada e avisou que neste domingo fará uma transmissão ao vivo. “Vou fazer live. Hoje vai ter live”.

Em caminhada com apoiadores no Rio, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) afirmou que, se eleito presidente, pretende negociar a dívida do estado com a União em troca de um programa de investimentos “que veja concretamente os problemas” do Rio através da reindustrialização dos setores de petróleo, gás e bioenergia.

“O que eu tenho para oferecer para o Rio é uma consolidação definitiva da dívida do Rio com a União em troca de um programa de investimento que veja concretamente os problemas do Rio. Reindustrialização forçada através dos complexos industriais de petróleo, gás e bioenergia, vocação natural do Rio, e uma economia criativa”, disse o pedetista.

Após a caminhada, Ciro seguiu para a comunidade da Rocinha, na Zona Sul da capital fluminense.

Já a senadora Simone Tebet (MDB) participou de uma caminhada no bairro Santana, Zona Norte de São Paulo. Acompanhada de lideranças locais, a emedebista prometeu que, se eleita, vai criar o maior programa de inclusão social da história, com equiparação salarial.

“Se eleita presidente da república o principal e primeiro projeto que nós vamos pautar no congresso nacional é igualdade de salário entre homens e mulheres porque lamentavelmente no brasil a mulher que exerce a mesma atividade que o homem recebe 20% menos e se for uma mulher preta recebe até 40% menos. Essa justiça vai acabar”, disse a senadora.

Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet são os únicos candidatos que pontuam no agregador de votos CNN/Locomotiva.

Veja + Reportagem Especial