Bahia, 29 de Março de 2024
Por: CNN Brasil
11/08/2022 - 06:01:51

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) registrou um avanço de dois pontos em agosto de 2022, atingindo 59,8 pontos.

O resultado representa o maior nível do ICEI desde agosto do ano passado, quando o índice chegou a 63,2 pontos. Em julho, o registro foi de 57,8 pontos.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (10) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Para a entidade, a alta no indicador é reflexo da melhora da percepção e das expectativas do empresariado em relação à economia brasileira.

“Os fatores que mais influenciaram esta alta da confiança do empresário industrial em agosto foram a recuperação econômica consistente dos últimos meses e a desoneração de itens que afetam a produção, como é o caso dos combustíveis e da energia”, afirma Larissa Nocko, economista da CNI.

A pesquisa aponta ainda que a indústria segue confiante, uma vez que o ICEI permanece acima da linha divisória dos 50 pontos, que separa confiança de falta de confiança. O índice varia de 0 a 100 pontos.

Já o Índice de Condições Atuais avançou 3,1 pontos e ficou em 54,2 pontos. A confederação avalia que, ao se afastar para mais acima da linha divisória de 50 pontos, o indicador demonstra que o empresário percebe melhora mais forte e disseminada das condições atuais na comparação com os últimos seis meses.

Outro componente do ICEI, o Índice de Expectativas também subiu, registrando uma alta de 1,5 ponto, para 62,6 pontos.

Veja + Reportagem Especial