Bahia, 18 de Abril de 2024
Por: CNN Brasil
04/03/2021 - 07:05:05

Em pronunciamento,nesta quarta (3), o ministro da Saúde Eduardo Pazuello disse que 138 milhões de doses das vacinas contra Covid-19 dos laboratórios Pfizer e Janssen devem chegar entre maio de dezembro deste ano.

"Tratamos com a Pfizer e a Johnson & Johnson para que tenhamos, a partir de maio próximo, mais 138 milhões de doses de vacinas para imunizar nossa população utilizando o Programa Nacional de Imunização", declarou.

Há pouco, o governo oficializou a intenção de adquirir os imunizantes em edição extra do Diário Oficial.

Segundo Pazuello, a compra foi possibilitada pela aprovação do Congresso ao projeto que autoriza que a União, estados e municípios assumam a responsabilidade por eventuais efeitos colaterais das vacinas. A cláusula, proposta no contrato das farmacêuticas, era contestada pelo governo.

"Estamos trabalhando forte para que, até o final deste ano, os maiores de 18 anos que puderem ser vacinados, sejam vacinados", disse o ministro. "Enquanto isso, alerto sobre a importância de que todos mantenham os cuidados preventivos individuais para diminuir o risco de ficar doente". 

Recorde de mortes

No vídeo gravado, Pazuello reconhece o agravamento da pandemia. "Hoje é um dia difícil para todos os brasileiros. Atingimos um grave momento da pandemia. As variantes do coronavírus nos atingem de forma agressiva", declarou. "A todos vocês, quero dizer que estamos trabalhando firmes para mudar esse quadro". 

Nesta quarta, o Brasil registrou, pelo segundo dia consecutivo, número recorde de mortes por Covid-19 em 24h. Foram 1.910 novas vítimas, totalizando 259.271.

Veja + Reportagem Especial