Além da atenção ao Novembro Azul (Prevenção do Câncer de Próstata), a Prefeitura Municipal de Eunápolis alerta sobre o Dia Mundial de Diabetes no próximo dia 14/11, chamando a atenção da importância de se prevenir e tratar a doença que serve de alerta para 13 milhões de brasileiros que sofrem deste mal.
Como parte das ações comemorativas, a Secretaria de Saúde de Eunápolis, por meio do Departamento de Atenção Básica, realizou dia 01/11, a Capacitação no auditório da 8ª DIRES sobre a avaliação do pé em pacientes diabéticos e uso do monofilamento de nylon para teste de sensibilidade protetora.
Esta capacitação foi idealizada pelo Departamento de Atenção Básica por meio da coordenação do Programa de Diabetes e Fisioterapeutas do NASF. O público alvo foram os enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde e Centros de Saúde, Equipe Núcleo de Apoio Saúde da Família (NASF) e enfermeiros e fisioterapeutas do Programa Melhor em Casa.
“Essa capacitação visa unificar o atendimento ao paciente diabético, de forma a orientá-lo, por exemplo, sobre onde pegar os medicamentos, os insumos, a insulina, além de orientar sobre o acompanhamento com o médico”, esclareceu um dos participantes.
Mito – A maioria da população acredita que apenas evitar o consumo de açúcar é suficiente para evitar a doença. Conforme a Sociedade Brasileira de Diabetes, isso é um antigo mito que dificulta o tratamento. Para combater a doença é preciso cuidar da alimentação, praticar atividade física e parar de fumar. Pacientes diabéticos tem de duas a quatro vezes mais chances de sofrer um infarto ou acidente vascular cerebral do que uma pessoa que não tenha doença.
O objetivo da Prefeitura Municipal de Eunápolis nesta data mundial de combate a diabetes é estimular o conhecimento sobre diabetes na população em geral, pois quanto mais atenção existir para o controle dos fatores de risco, maiores são as chances de prevenção.