Após 20 anos de relevantes serviços prestados ao Tribunal de Contas dos Municípios, o Conselheiro Paulo Virgílio Maracajá Pereira deixa a Corte de Contas, da qual é o atual Presidente, em função da aposentadoria compulsória, já que está completando 70 anos de idade nesta quarta-feira, dia 26, tendo exercido múltiplas atividades em sua vida profissional: Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1966), foi empresário, político com diversos mandatos entre Vereador da Capital e Deputado Estadual e dirigente do Esporte Clube Bahia.
Ingressou no Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia em 21 de junho de 1994, como Conselheiro, assumindo a Presidência da 2ª Câmara em 1998, a Vice-Presidência de março de 2005 a março de 2009, sendo eleito Presidente da Instituição em março de 2011 e reeleito em março de 2013.
Em evento promovido pela União dos Municípios da Bahia – UPB e que contou com a presença de várias autoridades estaduais, com destaque para prefeitos, vereadores e amigos, o Conselheiro Paulo Maracajá Pereira, foi homenageado em função da aposentadoria compulsória, por completar 70 anos no próximo dia 26, já publicada nesta segunda-feira (24/03) no Diário Oficial do Estado.
“No momento em que estou me aposentando de minhas atividades no Tribunal, confesso que não sinto tristeza, mas já sou um homem que sente saudades do trabalho do dia a dia, do convívio com grandes companheiros, porque consegui construir uma grande amizade dentro e fora da Instituição”, disse, de forma marcante, o homenageado, que foi o último a falar para o lotado auditório da UPB.
O Conselheiro deu ênfase à sua passagem pelo TCM, afirmando que “intensificamos o papel de contribuir para evitar equívocos na interpretação das normas. Os prefeitos estão sendo castigados com a atual Lei de Responsabilidade Fiscal, que precisa ser revista pelos deputados federais em Brasília. Enquanto estive no Tribunal nunca constatei um só prefeito ladrão, mas vários deles erraram por não conhecerem ou por causa dos rigores da legislação”.
Entre as figuras de destaque que foram prestigiar a homenagem ao Ex-Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, estiveram o Governador Jaques Wagner; o Vice-Governador Otto Alencar; o Prefeito de Salvador ACM Neto; a Vice-Prefeita Célia Sacramento; o Presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, Deputado Federal José Alves Rocha; os Conselheiros José Alfredo Rocha Dias e Raimundo Moreira; todos os diretores da União dos Municípios da Bahia; mais de 50 prefeitos do interior; uma dezena de deputados estaduais e representantes do Poder Judiciário.