Bahia, 17 de Abril de 2026
Por: A Gazeta Bahia
17/04/2026 - 08:25:32

O advogado de defesa, Jota Batista, confirmou que o ex-deputado federal Uldurico Júnior será submetido à audiência de custódia nesta sexta-feira (17), após ter sido preso na quinta-feira (16), sob suspeita de participação na fuga de detentos do presídio de Eunápolis.

A audiência de custódia é um procedimento previsto na legislação brasileira, no qual toda pessoa presa em flagrante deve ser apresentada a um juiz no prazo de até 24 horas. O objetivo é avaliar a legalidade da prisão, bem como verificar as condições físicas do detido, sem entrar no mérito das acusações.

Durante o ato, o magistrado poderá decidir pela manutenção da prisão, concessão de liberdade provisória ou aplicação de medidas cautelares diversas.

Segundo Jota Batista, a defesa encara o processo com tranquilidade e confiança. Ele afirmou que Uldurico Júnior faz questão de ser investigado para comprovar sua inocência.

“Ele vai provar que é inocente. Tem residência fixa, tem trabalho e não oferece risco algum. Está disposto a colaborar com as investigações”, declarou o advogado.

Ainda de acordo com a defesa, os fatos investigados remontam a cerca de dois anos, o que, na avaliação do advogado, tornaria a medida de prisão cautelar inadequada neste momento. Em nota divulgada, Jota Batista afirmou respeitar as decisões judiciais, mas classificou como “extemporânea” a adoção da medida.

O caso ganhou repercussão nacional e tem gerado forte divisão de opiniões. Enquanto parte da população entende que a prisão é necessária diante da gravidade das suspeitas, outra parcela levanta questionamentos e aponta possível motivação política, especialmente após o ex-deputado deixar a base do governo estadual.

A decisão da Justiça após a audiência desta sexta-feira deverá ser determinante para os próximos desdobramentos do caso.

Veja + Notícias/Geral