Bahia, 05 de Fevereiro de 2026
Por: Agazetabahia informações eunanews.com.br
05/02/2026 - 09:19:02
A situação está cada vez, se complicando para o vereador de Eunápolis, Josemar da Saúde, DC. O Ministério Público Eleitoral da Bahia emitiu parecer favorável à cassação do mandato do vereador Josemar da Saúde e dos demais candidatos eleitos e suplentes do partido Democracia Cristã (DC) nas eleições de 2024. No início do mês de junho do ano passado, a Procuradoria Regional Eleitoral se pronunciou contra a sentença do Juiz da 203a. Zona Eleitoral de Eunápolis,que tinha julgado improcedentes os pedidos formulados através dos advogados do ex-candidato a vereador Miris Lisboa, que havia formulado, Ação de Investigação Judicial Eleitoral, tendo por objeto suposta fraude com a intenção de burlar o sistema de cotas da Justiça Eleitoral.

De acordo com o parecer, a candidata Lígia Santos Lima não realizou campanha, obteve zero voto, não apresentou prestação de contas e ainda não teria se desincompatibilizado de cargo público municipal, o que a tornaria inelegível. Para a Promotoria, a candidatura foi lançada sem intenção real de disputa, comprometendo a legalidade do processo eleitoral.

Diante dos fatos, o Ministério Público requer a cassação do DRAP do Democracia Cristã, a anulação dos votos da legenda, a recontagem dos quocientes eleitoral e partidário e a declaração de inelegibilidade dos responsáveis. O caso agora aguarda decisão da Justiça Eleitoral e pode provocar mudanças significativas na composição da Câmara Municipal de Eunápolis.

Veja + Notícias/Geral