
Nos últimos dias, você provavelmente ouviu falar sobre o surto do vírus Nipah na Índia, que gerou muita preocupação entre cientistas pela alta letalidade do vírus (que não tem vacina). Em meio à repercussão, o Ministério de Saúde do Brasil publicou uma nota sobre o assunto, tranquilizando a população sobre os riscos do vírus chegar ao país e de causar uma nova pandemia.
A nota destaca que a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a pasta avaliam que o risco de uma pandemia causada pelo Nipah é “baixo”. “O surto recente registrado na Índia teve dois casos confirmados, ambos entre profissionais de saúde, e nenhuma evidência de disseminação internacional ou risco para a população brasileira”, afirma a nota.
“Diante do cenário atual, não há qualquer indicação de risco para a população brasileira. As autoridades de saúde seguem em monitoramento contínuo, em alinhamento com organismos internacionais”, completa o comunicado da pasta.
Vale destacar que o principal vetor de transmissão do vírus são morcegos do gênero Pteropus, espécies que não existem no Brasil. O vírus Nipah pode ser transmitido entre humanos, mas, de acordo com infectologista Benedito Fonseca, professor de infectologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USO e consultor da Sociedade Paulista de Infectologia, consultado pelo O Globo, esse tipo de transmissão é baixa porque é preciso um contato “muito íntimo” com as secreções de pessoas contaminadas.
Vírus Nipah na Índia
Foram confirmados dois casos no país. Quase cem contatos próximos dos contaminados foram testados e tiverem um resultado negativo para o vírus. Aeroportos de países asiáticos também adotaram medidas de proteção sanitária para evitar a proliferação do vírus.