Bahia, 13 de Janeiro de 2026
Por: Agazetabahia e CNN Brasil
13/01/2026 - 09:18:19
O fato ganhou as páginas dos principais veículos de comunicação em todo Brasil, e na política baiana. O deputado federal Félix Mendonça Jr. (PDT-BA) é alvo de uma nova fase da operação Overclean, deflagrada pela PF (Polícia Federal) nesta terça-feira (13). A ação, que tem o apoio da CGU (Controladoria-Geral da União) e da Receita Federal, investiga uma organização criminosa suspeita de desvio de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro.

Segundo o site CNN, a investigação aponta que o parlamentar participou ativamente do esquema criminoso.

A operação foi autorizada pelo ministro Kássio Nunes Marques, do STF (Supremo Tribunal Federal), que expediu nove mandados de busca e apreensão e determinou o bloqueio de R$ 24 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas.

Segundo informações da PF, o objetivo do bloqueio é interromper a movimentação de valores de origem ilícita e preservar ativos para eventual reparação aos cofres públicos.

Os mandados são cumpridos na Bahia e no Distrito Federal.

A última fase da operação foi deflagrada em outubro do ano passado. Na ocasião, foram cinco mandados de busca e apreensão e o sequestro de valores obtidos de forma ilícita, em quatro estados.

O secretário nacional do Podemos, Luiz França, e ex-secretários de Educação e Planejamento do Tocantins foram alvos. A ação da PF teve enorme repercussão na imprensa nacional e nos bastidores da política na Bahia. O fato é da maior grave de deverá impactar na reeleição do parlamentar.

Veja + Notícias/Geral