Bahia, 04 de Janeiro de 2026
Por: belmontenews.com
03/01/2026 - 07:45:52

O ano de 2026 começou com demonstrações de fé e o resgate de uma importante tradição cultural nas águas do Rio Jequitinhonha. A Colônia de Pescadores Z-21 realizou, nesta quinta-feira (1º), a tradicional procissão fluvial em celebração a Bom Jesus dos Navegantes, padroeiro e protetor daqueles que tiram seu sustento das águas. O evento teve início às 14h00 e mobilizou pescadores, marisqueiras e a comunidade em geral, além de atrair turistas que visitam a cidade neste período de festas.

O ponto alto da celebração foi o cortejo fluvial. A imagem de Bom Jesus dos Navegantes foi conduzida em um barco especialmente enfeitado, seguido por diversas outras embarcações de fiéis. Sob o ritmo de cânticos religiosos e uma queima de fogos, o cortejo percorreu o Rio Jequitinhonha em um ato de devoção, pedindo proteção e fartura para o novo ano. Após o encerramento do trajeto no rio, a imagem do Santo foi levada em procissão até a sede da Colônia Z-21. O evento também contou com um momento de confraternização, incluindo a distribuição de brindes para os associados da colônia.

A realização dos festejos contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Belmonte — na gestão do Prefeito Iêdo Elias — e de parceiros do comércio local. Diversas autoridades marcaram presença para prestigiar o evento, incluindo os secretários municipais Leonardo Paiva (Administração), Alan Gabriel (Cultura) e Igor Suzart (Educação). Para a nova diretoria da Colônia Z-21, o evento simboliza mais do que uma festa religiosa; trata-se de um compromisso com a identidade do povo belmontense. “A nova diretoria está comprometida e empenhada para não deixar a nossa tradição morrer, afinal, as celebrações de Bom Jesus dos Navegantes representam a fé, cultura e esperança do nosso povo. Quero agradecer imensamente à gestão do Prefeito Iêdo Elias, aos comerciantes, pescadores e todos aqueles que nos ajudaram a realizar esse evento”, declarou Wanderson George, Presidente da Colônia Z-21, ao lado de seu vice, Paulo.

A iniciativa foi amplamente aprovada pela comunidade. Ana de Braz, moradora local, destacou a importância de reviver os costumes da cidade. “Essa procissão e os festejos a Bom Jesus estavam esquecidos, por isso quero parabenizar a Wanderson e toda a sua diretoria por resgatar essa celebração. Tenho certeza que a cada ano será ainda melhor e ainda mais bonita”, celebrou Ana.

Veja + Notícias/Geral