
O 10º encontro de Filarmônicas é uma organização da Filarmônica Lyra Popular de Belmonte com a Prefeitura de Belmonte e Secretaria de Cultura. O evento aconteceu na Praça da Bandeira e reuniu centenas de músicos de filarmônicas de várias cidades da Bahia e do estado de Minas Gerais.
O evento celebrou a tradição, promoveu o fortalecimento das filarmônicas através de um verdadeiro intercambio musical além de evidenciar o papel crucial das filarmônicas na promoção da cultura musical da região.
No domingo dia 23, por volta das 15 horas na Praça Picopeu as filarmônicas se concentraram para desfilarem até o local do evento. Durante o percurso pela Avenida Rio Mar, a população se concentrava em frente as suas residências aplaudindo, fazendo vários registros, evidenciando todo carinho e boas-vindas as filarmônicas, sendo elas:
Euterpe Feliciana – Joaquim Felício/ MG; 13 de Julho – Paratinga-BA, João Mendes de Almeida – Canarana/Ba; União dos Artistas – Salvador/BA; São João Batista Itamarandiba/MG; Filarmônica Lira Santo Antônio – Caravelas/BA; Banda de Música do Colégio da Polícia Militar – Ilhéus/BA; Filarmônica Lyra do Comércio – Canavieiras/BA – Filarmônica 15 de Setembro – Belmonte/BA; Filarmônica Lyra Popular – Belmonte/BA.
Na Praça da Bandeira, o público que lotou o espaço recepcionava 10 filarmônicas de forma calosa em um ambiente que recebeu toda infraestrutura da gestão municipal para acomodar de forma segura e confortável a comunidade e visitantes.
“É uma honra para todos nós estarmos aqui trazendo o nome da nossa cidade, da nossa banda. A história das bandas são todas iguais, só muda o local. A gente passa por muita provação, dificuldade e essa apresentação que aconteceu hoje aqui só foi possível porque amamos o que fazemos. Todos que estão aqui sabem disso, que é tudo por amor, por isso é uma honra estar aqui. Parabenizo a todos os músicos, a excelente organização do evento e recepção maravilhosa”, disse o Maestro Arnaldo Victor de Souza da corporação São João Batista de Itamarandiba.
Centenas de belmontense, visitantes, turistas, autoridades municipais, civil, militar, diversos empresários marcaram presença no 10º Encontro de Filarmônicas como o Prefeito Iêdo Elias e a primeira dama Tarcisia Fonseca Elias, a vice-prefeita Alice Britto, o presidente do Legislativo Luluca da Ambulância.
Sob a condução dos cerimonialistas Roberto Lima e Samara Shara a abertura do evento foi iniciada com apresentação de todas as filarmônicas presentes executando ao mesmo tempo o Dobrado Belmonte.
As 10 filarmônicas mostraram em suas apresentações a grande riqueza sonora de nossa cultura nacional. Apresentações de altíssima qualidade que passearam por clássicos, temas populares, canções consagradas da nossa MPB e internacionais. Em seus arranjos as filarmônicas se destacavam pela qualidade, técnica e talento dos músicos.
Os momentos de apresentações solo emocionavam o público e evidenciavam toda riqueza técnica e personalidade marcante de cada corporação.
Na praça o grande público de maneira enérgica acompanhava atentamente cada execução, aplaudindo de pé as performances que alternavam técnica, e muita emoção. Todas as filarmônicas receberam homenagens com troféus de participação.
Mesmo com pancadas de chuvas, a praça permaneceu lotada e o público fez questão de ficar até o final do evento para prestigiar as apresentações das duas Filarmônicas pratas da casa: 15 de Setembro e Lyra Popular.
Do início ao final o Prefeito Iêdo Elias prestigiou cada momento das apresentações. Em sua fala agradeceu a presença de todas as filarmônicas que abrilhantaram o evento e anunciou investimentos de 150 mil reais ainda para este ano para as filarmônicas belmontenses.
“A nossa gestão se sente lisonjeada de poder contribuir para a realização do encontro de filarmônicas que já se tornou um marco no calendário cultural de nossa cidade. Agradeço imensamente a presença de todas as corporações que nos prestigiaram com sua arte através de apresentações belíssimas e de alto nível. Ainda este ano, através de emenda parlamentar de um deputado amigo a 15 de Setembro e a Lyra receberá investimentos de 150 mil reis para cada uma. Serão mais instrumentos, mais fardamentos, mais jovens e adolescentes conhecendo a música e tocando melhor para que o nome de Belmonte esteja cada vez mais alto. Quero registrar aqui meu agradecimento especial ao nosso Secretário de Cultura Alan Gabriel pela dedicação na realização do evento bem como as demais secretarias que contribuíram para o sucesso deste evento”, disse Iêdo Elias.
O evento finalizou com uma bela queima de fogos e um pout pourri de axe executado pela Filarmônica Lyra num ritmo contagiante e envolvente de carnaval.
O 10º Encontro de Filarmônicas é uma realização da Filarmônica Lyra Popular, Prefeitura Municipal de Belmonte, Secretaria Municipal de Cultura e Patrocínio daFrutatlan, Governo do Estado da Bahia, Veracel, CAIXA e Governo Federal.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)