Bahia, 11 de Novembro de 2025
Por: A Gazeta Bahia informações A Tarde
11/11/2025 - 09:05:00

O processo que se encontra no STF contra o prefeito de Porto Seguro, que julgará o caso do seu terceiro mandato, já está concluso para decisão desde o dia 22 de agosto. O gestor vive momentos de angústias, na eminência de ser cassado a qualquer instante. Jânio não dorme! Tenta passar a imagem de "que nada está acontecendo", mas no fundo, vive esse drama da incerteza.
Nos últimos dias ele tem se apegado de corpo e alma à pré-candidatura do seu filho Jânio Júnior.

Jânio tem buscado diariamente, as lideranças nos municípios da região para firmar compromissos políticos com vistas à campanha de Júnior, que tardiamente, ele, talvez, por vaidade, não o preparou mais cedo para  a política partidária.

Percebendo que poderá ficar sem mandato, busca a candidatura de Jânio Júnior. O prefeito faz compromissos com as lideranças, no entanto, o fato de estar prestes a perder o mandato, tem deixando as lideranças preocupadas. A pergunta! E se Jânio for afastado, quem assumirá esses compromissos?

Conforme materia em desta no Atarde, a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de rejeitar embargos apresentados pelo prefeito de Porto Seguro, sul da Bahia, Jânio Natal (PL), são grandes, com reais possibilidades de que o bolsonarista tenha o mandato cassado no município.

A votação unânime do TSE, conduzida pela presidente da Casa, a ministra Cármen Lúcia, foi seguida por outros ministros. Sendo assim, o município de Porto Seguro pode ter novas eleições.

A decisão deve ser analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o qual já estabeleceu precedentes sobre prefeitos itinerantes, como se configura o caso de Jânio.

Foto: STF julgará processo sobre o terceiro mandato.

Veja + Notícias/Geral
ENEM 2025

Enem 2025: saiba o que é permitido levar neste domingo, primeiro dia de provas
As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão realizadas neste domingo (9) em 1.804 municípios brasileiros, nas 27 unidades da federação. As três únicas exceções são Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, devido à realização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) na região. Neste sábado, é a hora de os candidatos se organizarem, separarem o checklist de “sobrevivência” e ajustarem os relógios. O objetivo é evitar contratempos na chegada aos locais de prova antes das 13h e, também, durante a aplicação do exame.