Bahia, 17 de Setembro de 2025
Por: CNN Brasil
17/09/2025 - 07:58:52

Uma nova onda de calor vai se espalhar pelo Brasil entre os dias 18 e 22 de setembro, segundo o Climatempo. Essa vai ser a sexta onda de calor a atingir o país este ano. O dia 22 também marca o início astronômico da primavera.

Na região Sudeste, o calor pode se aproximar da marca dos 40°C em áreas do centro-oeste e norte dos estados de São Paulo e de Minas Gerais.

O norte do Paraná também vai sentir um grande aquecimento no período de 18 a 22 de setembro. É possível que as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte pelo menos se aproximem de seus recordes de calor atuais para 2025.

Em diversos locais do Centro-Oeste, do Norte e do Nordeste do Brasil as temperaturas devem ficar acima dos 40°C. É possível que novos recordes de calor para este ano sejam estabelecidos em capitais como Goiânia, Brasília, Campo Grande, Cuiabá e Palmas.

No mapa acima, a região em vermelho deve registrar temperaturas pelo menos 5°C acima da média normal para setembro. Na área laranja, o calor será intenso mas com temperaturas entre 3°C e 5°C acima da média para esta época do ano.

Devido ao calor intenso é possível que haja a formação de redemoinhos de poeira. Cortinas de poeira também poderão ser levantadas pelo vento antes da ocorrência de pancadas de chuva.

Possibilidade de chuva

O tempo não vai ficar completamente seco durante a vigência desta onda de calor, o ar úmido do Norte do Brasil vai começar a se espalhar para o Centro-Oeste e para o Sudeste do país permitindo a ocorrência de algumas pancadas de chuva nessas regiões.

Veja + Notícias/Geral
SERVIDORES PÚBLICOS

Superendividamento dos servidores públicos será pauta de discussão na Câmara dos Deputados nesta terça-feira
Veja quem foi convidado para discutir o assunto O debate foi solicitado pelos deputados Duarte Jr. (PSB-MA) e Daniel Almeida (PCdoB-BA). Segundo eles, o crescimento do crédito no País, aliado à falta de educação financeira e às estratégias de marketing das instituições financeiras, tem levado muitos consumidores a contrair dívidas.