A Prefeitura de Eunápolis, meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou um dos maiores 7 de Setembro de todas as épocas.
Dezenas de escolas, todas as secretarias do município, Clube dos Desbravadores, com sete núcleos, cada um com suas devidas bandas; e a participação em peso da população, Eunápolis viveu um 7 de Setembro histórico. Foram muitos instantes de encantos. Cada apresentação levava muitas emoções a todas as pessoas que superlotava a Avenida Porto Seguro e outras adjacências.
A data marca os 203 anos da Independência do Brasil e, neste ano, o evento trouxe como tema “Nossa Pátria, Nosso Planeta: Atitudes que Transformam”, destacando a importância da cidadania e da consciência ambiental como fundamentos para um futuro mais sustentável.
A programação teve início às 7h, com o hasteamento das bandeiras na Praça da Bandeira, Logo depois começou o Desfile Cívico saindo da Avenida Presidente Kennedy e tomando a Avenida Porto Seguro, até depois do meio-dia.
Conforme informações da Secretaria de Educação aproximadamente 5 mil integrantes, incluindo estudantes da rede municipal de ensino, forças de segurança — como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária Federal — além de bandas marciais, lideranças comunitárias, instituições e entidades locais, estiveram desfilando.
O prefeito Robério Oliveira aí lado da deputada estadual Cláudia Oliveira, do presidente da Câmara Municipal, Valdiran Marques, do vice-prefeito Pastor Bené, secretários, e autoridades da Segurança Pública, assistiram o Desfile, palanque oficial na Praça da Bandeira. O prefeito destacou a relevância do evento: “Nosso tradicional Desfile de 7 de Setembro é um símbolo de cidadania, cultura e da união do nosso povo. Quero agradecer a toda população de Eunápolis, e as famílias que estiveram presentes participando desse momento de celebração da nossa história e da força da nossa gente. Desde já, quero parabenizar todos os profissionais da nossa rede de ensino, que estão se dedicaram para que fizéssemos um dos maiores 7 de Setembro de nossa história".