Bahia, 09 de Agosto de 2025
Por: Ascom/ CME
09/08/2025 - 06:52:10

A Câmara Municipal de Eunápolis reabriu, nesta quinta-feira (07/09), o segundo período legislativo de 2025 com mensagem do Poder Executivo apresentada pelo secretário de Gabinete, Milton Cesar Brandão, aprovação em segundo turno de dois projetos de lei e dois requerimentos incluídos na Ordem do Dia, além de várias indicações sugeridas. O primeiro secretário, Pedro Queiroz, fez a leitura de cinco novas proposituras – que passam a tramitar na Casa. A próxima sessão está marcada para o dia 14 de agosto às 8:30h.

A sessão de reabertura foi acompanhada por estudantes do 6º. 7º. 8º e 9º anos do ensino fundamental da Escola Padre José de Anchieta, localizada no distrito da Colônia. Eles estavam acompanhados da coordenadora pedagógica, Jeane Santos, e de outros professores (Luciana Bahia, Lindinalva, Elizabeth, Darlene e o vice-diretor da unidade, professor Fernando).

Ao iniciar a plenária, o presidente da Casa, Valdiran Marques (PSD), concedeu a palavra ao secretário de Gabinete para leitura da mensagem do Governo. Em nome do Chefe do Poder Executivo, Milton César transmitiu o desejo do prefeito Robério Oliveira (PSD) para que “cada decisão tomada pelos vereadores seja sempre comprometida com a ética e com a justiça, renovando o compromisso com o povo, com o diálogo institucional e com o desenvolvimento da cidade de Eunápolis com foco no interesse coletivo”.

Após a mensagem do prefeito, a tribuna foi aberta para o uso dos parlamentares. Cada um dispôs de dez minutos para suas manifestações. À pedido do vereador Renato Bromochenkel (Solidariedade), o plenário homenageou, com um minuto de silêncio, a memória do jornalista Isnard Vasconcelos, que faleceu no dia 06 de agosto, de causas naturais.

PROJETOS APROVADOS

Durante o processo de votação, o plenário acatou, em segundo turno, o Projeto de Lei número 27/2025 – de autoria de Pedro Queiroz (PSD) que reconhece de Utilidade Pública a Associação Esportiva do Pequi – Baba dos Feiões. E também o Projeto de Lei do Executivo número 11/2025 e que prorroga até 30 de junho de 2026, a vigência do Plano Municipal de Educação, aprovado por meio da Lei nº 986, de 23 de junho de 2015.

O Requerimento 29/2025, de autoria de Jorge Maécio (Avante) pede ao Poder Executivo Municipal que seja inserido no Plano Plurianual (2026-2029), por meio das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, as diretrizes da Agenda 227, sendo elas: A implantação do Plano Municipal da Primeira Infância, a política intersensorial para crianças de 0 a 6 anos e adesão do município de Eunápolis e URBAN 95.

O Requerimento seguinte (30/2025) de autoria de Ademir Freire (Podemos) reivindica a regulamentação e aplicação da Lei Municipal nº 1.292/2021, que dispõe sobre a Política Municipal de Proteção dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, 

Dentre as indicações apresentadas, vários pedidos de iluminação e pavimentação de ruas, construção de quadras de esportes e praças, melhoria da infraestrutura dos assentamentos, bem como a solicitação do vereador Valdiran Marques (PSD) para que o município realize um estudo de viabilidade objetivando a construção, na cidade, de um Centro Municipal Integrado de Atendimento à Pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Veja + Notícias/Geral
PROFISSIONAIS DA IMPRENSA

Uma mensagem para nunca esquecer: o velório simples e quase melancólico do jornalista Isnard Vasconcelos
Quantos radialistas e jornalistas ainda vão ter que morrer e serem enterrados quase como indigentes em Eunápolis? Não queremos, neste pequeno texto, citar nomes daqueles que se foram deste plano, que chegaram para Eunápolis ainda mais jovens, trazendo conhecimentos, a arte da escrita, da informação, do jornalismo. Não queremos mencionar seus nomes. Nem lembrar da maneira fria como foram tratados por esta sociedade. Enterrados como esquecidos, ou colocado em abrigo para idosos?