A Câmara de Vereadores de Eunápolis está sediando nesta sexta-feira, dia 25 de julho, a II Conferência Municipal de Políticas para Mulheres com o tema "Mais democracia, participação e igualdade". O evento, organizado pela Prefeitura, é preparatório para a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres (5ª CEPM), que será entre os dias 27 e 29 de agosto de 2025, em Salvador, e visa promover debates e propostas para fortalecer a participação política e controle social das mulheres no município.
A conferência, aberta ao público, contou com a participação do vice-prefeito, Benedito Carvalho (Agir), secretárias de Assistência Social, Maria Menezes, de Educação, Jovita Lima, Janis Alves de Souza, secretária de gestão, além de representantes do poder público e da sociedade civil, movimentos sociais e especialistas em diversas áreas em espaços de escuta e construção coletiva de propostas para políticas públicas voltadas às mulheres.
Presente no evento, o presidente da Câmara de Vereadores de Eunápolis, Valdiran Marques (PSD), ressaltou o cuidado da gestão do prefeito Robério Oliveira em dar voz às mulheres. “É muito salutar dar espaço para as mulheres. Não por acaso, mais de 50% do meu pessoal de apoio no Poder Legislativo, é composto por mulheres. Como gestor, reconheço a importância de desenvolver políticas públicas que enfrentem questões estruturais como o machismo”, afirmou.
GRUPOS DE TRABALHO
O objetivo da II Conferência é construir políticas públicas mais eficazes e garantir avanços concretos para as mulheres de Eunápolis e ainda, ampliar a participação social no enfrentamento das desigualdades de gênero e no fortalecimento da cidadania das mulheres, considerando suas múltiplas identidades e realidades.
As conferências também são instâncias de deliberação. Durante cada encontro municipal, são eleitas delegadas que representarão o município na conferência territorial. As etapas territoriais, por sua vez, elegerão as representantes que seguirão para a conferência estadual e, posteriormente, para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), prevista para setembro, em Brasília.