Um grupo de indígenas Pataxós enfrenta o Estado e bloqueou a BR-101, nas proximidades do Trevo de Monte Pascoal, próximo à cidade de Itamaraju, no extremo sul da Bahia, por cerca de 40 horas. Um protesto sem precedentes na história regional, causando grandes transtornos.
O clima ficou tenso, principalmente após uma motorista ter seu caminhão destruído e incendiado. Segundo relatos, ela foi retirada do veículo e submetida a mais de uma hora de tortura, sob severas ameaças e intensa pressão psicológica.
As filas quilométricas se estendem até os arredores de Itamaraju, e o caos se instalou na região. O tráfego esteve completamente interrompido. Famílias padeceram sem qualquer assistência por parte do Estado ou das autoridades competentes.
Os manifestantes se recusaram a liberar a rodovia federal e afirmando que só desbloquearia a pista após a libertação do cacique Saruê, preso no presídio de Eunápolis após ser detido com três pistolas e 456 munições. Não temos informações se o cacique foi liberado.
A Força Nacional de Segurança, embora presente na região, não se deslocou até o local do protesto.
O clima permaneceu tenso, e os prejuízos para a população são incalculáveis. O Estado seguiu inerte e de mãos atadas diante da situação.
Veja o vídeo: