A charmosa vila de Mogiquiçaba, no município de Belmonte (BA), será palco de um dos maiores encontros do surf baiano em 2025. Entre os dias 25 e 27 de julho, a praia recebe uma etapa do Circuito Regional Extremo Surf e, pela primeira vez, uma etapa oficial do Campeonato Baiano de Surf, promovida pela FBSurf.
Valendo pontos para o ranking estadual baiano, os surfistas das categorias de base, surf feminino e surf master se enfrentam mais uma vez, nesta quarta etapa do campeonato. Já valendo pelo CIrcuito Extremo Surf, somam pontos os atletas das categorias Intermediário, PRO/AM e Sub 14. São esperados cerca de 150 atletas ao longo do final de semana.
Um dos destaques do evento será a atleta local Kaylane Cardoso, de apenas 16 anos, campeã da etapa anterior do Baiano, realizada em Ilhéus (28 e 29 de junho), mesmo enfrentando atletas adultas. Kaylane volta às ondas em casa como uma das favoritas da categoria Surf Feminino Open.
Repetindo o sucesso da transmissão ao vivo realizada no Itacaré Surf Festival, a etapa de Mogiquiçaba também terá suas baterias transmitidas pelo canal oficial da FBSurf no YouTube, uma forma de promover não apenas o surf, mas também todo o potencial turístico e o desenvolvimento econômico da região.
A realização do evento é da FBSurf, em parceria com as associações locais do Extremo Sul: ASEB (Associação de Surf e Ecologia de Belmonte), ASPS (Associação de Surf de Porto Seguro), ASC (Associação de Surf Canavieirense) e ASCA (Associação de Surf de Cabrália) - uma prova de que esta soma de esforços impulsiona a realização de grandes eventos e favorece a prática do esporte em todas as idades.
Ondas regulares e charme baiano - A Praia de Mogiquiçaba, em Belmonte, é um dos segredos mais bem guardados do litoral sul baiano quando o assunto é surf de qualidade. O pico apresenta um beach break com fundo de areia e formações pontuais de recife, o que favorece ondas longas e manobráveis.
Durante o inverno, swells de leste e sudeste ativam o melhor da bancada, oferecendo ondas entre 0,5m e 1,5m, com constância e excelente formação nas primeiras horas do dia. Um verdadeiro playground para surfistas de todas as categorias.
Cercada por coqueirais e rios, a vila é um refúgio ainda pouco explorado, onde o tempo corre devagar e a natureza dita o ritmo. Com acesso por estradas de terra e uma atmosfera acolhedora, a vila preserva tradições locais, culinária caseira e uma forte conexão com o mar - cenário ideal para mais uma etapa inesquecível do Baiano de Surf.
Sobre a FBSurf - A Federação Baiana de Surf (FBSurf) é hoje uma das entidades mais atuantes do país, com recorde de etapas realizadas no circuito estadual — foram dez etapas válidas para o ranking baiano em 2024. De olho no novo ciclo olímpico, a federação vem fortalecendo sua gestão com foco na profissionalização, formação de atletas e ampliação de parcerias estratégicas, como a firmada com a SUDESB.
Com dez associações locais filiadas e atuação ao longo de todo o litoral baiano, a FBSurf promove e chancela campeonatos desde as categorias de base até o alto rendimento, incluindo o parasurf. Todos os eventos realizados contam com cobertura por apólice de seguro para atletas e comissão técnica, reforçando o compromisso com a segurança e o bem-estar de quem vive o esporte.
A etapa do Baiano de Surf em Mogiquiçaba é realizada pela FBSurf em parceria com a ASEB (Associação de Surf e Ecologia de Belmonte), ASPS (Associação de Surf de Porto Seguro), ASC (Associação de Surf Canavieirense) e ASCA (Associação de Surf de Cabrália) e patrocínio Governo do Estado da Bahia através da SUDESB, Prefeitura Municipal de Belmonte, Frutatlan e Gehaus.
BAIANO DE SURF 2025 - ETAPA MOGIQUIÇABA
Válida pelo Campeonato Estadual Baiano 2025
De 25 a 27 de julho
Categorias: Sub 10 a Sub 18, Feminino e Master
Transmissão ao vivo pelo canal da FBSurf no Youtube
Inscrição na etapa de Itacaré: https://bit.ly/baianomogi25