Quem conhece a realidade da região e do município de Eunápolis, são as atuais equipes da 23a. Coordenadoria da Polícia Civil. O coordenador Wendel Ferreira conhece como poucos, a natureza da criminalidade regional. Tem conhecimento profundo da realidade.
Os números da criminalidade na Costa do Descobrimento é diferente das demais zonas conflituosas, a exemplo de Itabuna, e Ilhéus.
Três facções atuam em Eunápolis, se matando diariamente, assombrado a sociedade. Existem semanas que os assassinatos em Eunápolis, chegam a sete. Um terror sem precedentes.
O delegado Wendel cumpre muito bem o seu trabalho. Os números da violência nesta localidade, tem causado indignações ao Governo do Estado, mas, nos parece que tem sido inerte. A cúpula da Secretaria de Segurança Pública não entende esses fatores que atingem Eunápolis, e outros municípios da Costa do Descobrimento , com as facções PCE, BDM, PCC, CV e MPA, além de dezenas de células que se matam diuturnamente.
O governador não entende que essa mudança na 23ª Coordenadora não contribui para conter o avanço da bandidagem e do tráfico.
O novo coordenador, que segundo informações, vem de Jequié, não conhece a realidade regional, isso, poderá favorecer o crime organizado nesse momento.
Essa mudança, aos olhos dos membros da sociedade local, não faz sentido agora.