O Governo Federal lançou a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e a participação de Eunápolis no programa nacional de investimentos virou tema de debate na Câmara Municipal nesta quinta-feira (03/04). Na sessão da manhã dessa quinta-feira o vereador Jorge Maécio (Avante) reforçou a importância de o Poder Executivo inscrever a obra da creche do Juca Rosa e outros projetos para tentar trazer parte desses recursos para o desenvolvimento da cidade.
Jorge apresentou o Requerimento número 12/2025 que pede ao Poder Executivo a repactuação de obras públicas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), acordado entre o Município de Eunápolis e o Governo Federal, objetivando assinatura de novo termo de compromisso dos entes federativos para retomar as obras paralisadas ou inacabadas desde 2016.
“Não é possível que nossa cidade não participe de um programa como esse e não tenha um pouco desse dinheiro, que pode fazer uma diferença tão grande para mães e crianças. Não cabe a nós, vereadores, buscar e cadastrar esses projetos, mas nos cabe fiscalizar e cobrar os secretários e o prefeito”. Lembrou o parlamentar.
Segundo as informações apresentadas pelo Governo Federal, a segunda etapa do Novo PAC representará R$ 49,1 bilhões em investimentos em todo o país, divididos em quatro eixos: saúde; educação, ciência e tecnologia; cidades sustentáveis e resilientes; e infraestrutura social e inclusiva.
As propostas deverão ser padronizadas, com cada creche ou pré-escola devendo atender até 188 crianças de zero a cinco anos e 11 meses, em dois turnos; ou 94, da mesma faixa etária em período integral.O valor médio pago em reais para cada unidade escolar é de R$ 3,5 milhões nessa edição do programa. Caso o custo seja superior, o município deverá pagar o valor excedente.
Também o vereador Raimundo Porrola Jr. (PSD) indicou ao Chefe do Poder Executivo a reativação da creche do Condomínio da Renovação, para atender os bairros da Renovação, Itapoan e Centauro.