Bahia, 02 de Agosto de 2025
Por: A Gazeta Bahia
31/03/2025 - 07:03:41

Os dados do Atlas da Violência 2024, divulgado no dia 18 de 2024, apontaram que das dez cidades mais violentas do país, as cinco primeiras estão na Bahia [sete das dez também ficam no estado].

O ranking é liderado por Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo, com taxa de homicídios de 94,1 por 100 mil habitantes.

Depois, vem Jequié com taxa de 91,9. A cidade era a primeira no ranking do ano passado. Em terceiro vem Simões Filho com 81,2; Camaçari com 76,6 e Juazeiro com 72,3. A capital baiana, Salvador, está na nona posição com taxa de 66,4 [a maior entre as capitais], e Feira de Santana é a décima mais violenta com 66 homicídios por 100 mil habitantes.

Dos 20 municípios mais violentos, 11 estão também no estado da Bahia. Isso, porque Eunápolis é a 14ª com taxa de 59,8, Ilhéus é a 15ª com 59,3; Luís Eduardo Magalhães é a 16ª com 58,4 e Teixeira de Freitas é a 19ª com 57,8.
Podemos observar, que cidades como Ilhéus, com população estimada em 178 mil habitantes, e Teixeira de Freitas com 154 mil pessoas, estão atrás de Eunápolis em número de assassinatos. Lembrando que, os dados têm como base o ano de 2022, só publicados no ano passado.

Hoje, os números apresentados, com certeza seriam muito distantes e alarmantes, colocando este município como um dos mais violentos do Brasil e do mundo. Em comparação com municipios muito mais populosos.
O nível de brutalidade chegou a um nível sem precedentes no país, devido as brigas entre as facões Bonde do Maluco, e hoje, o Comando Vermelho. Olhando por esse prisma, nenhuma cidade da América do Sul e Caribe, o número de crimes brutais são tão alarmantes.
Todos os dias, pessoas são executadas neste município.
Matam duas e até três pessoas por dia.

Crimes extremamente violentos como, esquartejamento, sequestros seguidos de torturas e execuções, tornaram rotina neste município.
A população está encurralada, atônita e com medo.
As autoridades não se pronunciam. Ninguém tem coragem de denunciar. O Governo do Estado está sem saber o que fazer diante do avanço dos assassinatos em toda Bahia, embora, tenha se esforçado muito. Como dissemos: Eunápolis, hoje, é um dos lugares mais violentos do mundo.

Veja + Notícias/Geral
CARTÓRIO / PORTO

Corregedoria atua novamente em Cartório de Registro de Imóveis de Porto Seguro para apurar graves irregularidades
Um dos cartórios de registro de imóveis de Porto Seguro, no sul da Bahia, que tinha como titular Rivaldo Rego, há mais de quarenta anos, está novamente sob investigação da Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Foi instaurado um processo administrativo disciplinar para apurar uma série de supostas irregularidades e infrações administrativas, revelando um cenário preocupante de falhas e possíveis fraudes em um local de disputa de terras milionárias e paradisíacas.