A princípio, a ideia de reunir as entidades deveria ser apresentada pelo presidente da Câmara Municipal de Eunápolis, Valdiran Marques. O objetivo é buscar um pacto com uma proposta para impulsionar o crescimento sustentável do município. Coincidência! Ao produzir está pauta, Valdiran estava se reunindo com a diretoria da CDL, para o início de diálogo sobre a situação econômica do município.
A iniciativa aqui proposta seria conduzida por um grupo de entidades denominado Fórum Democrático de Desenvolvimento Eunapolitano, um espaço de diálogo entre a Casa Legislativa, o Governo do Estado, o Executivo Municipal, políticos, sindicatos, entidades representativas, deputados, senadores e a sociedade civil. O foco seria a construção de soluções coletivas urgentes para os desafios locais.
A ideia será buscar promover um modelo de desenvolvimento que integre os aspectos sociais, ambientais e econômicos, garantindo que o crescimento do município ocorra de forma sustentável e imediata.
Atualmente, Eunápolis enfrenta um cenário preocupante: sua economia estagnou, o comércio está fechando as portas e profissionais liberais estão deixando a cidade devido à falta de dinamismo econômico. O Fórum pretende reverter essa apatia predominante e criar estratégias para reaquecer a economia local.
Entre os pontos mais importantes estão: a pactuação entre os grupos políticos da cidade, a obtenção de aportes imediatos dos Governos Federal e Estadual e a apresentação de um mapa de investimentos por parte do Governo Municipal.
No fim da tarde desta segunda-feira, conversamos com Valdiran. Ele explicou que de início, e já pensando nesse tema, a Câmara Municipal na sua pessoa do esteve reunido com a diretoria da CDL para avaliar impactos positivos e negativos com relação ao comércio. Nesse primeiro encontro, foram apresentados alguns tópicos que serão discutidos em conjunto com os órgãos do poder executivo municipal e posteriormente apresentar propostas para as esferas estadual e federal.Fotos: Esvaziamento geral no comércio de Eunápolis, é preocupante | A Gazeta Bahia