Bahia, 17 de Abril de 2025
Por: G1
17/03/2025 - 06:48:43

Um grupo de indígenas ocuparam a entrada do Parque Nacional do Descobrimento, localizado na cidade de Prado, no extremo sul da Bahia. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra a área, eles chegaram ao local na tarde de sábado (15) e ainda continuam interditando o acesso.

Conforme pontuou a entidade, que mantém negociação com o grupo, os indígenas pedem a homologação da Terra Indígena Comexatibá, que fica em outra parte da região e é alvo de disputa judicial há alguns anos. Diante da ação, o ICMBio decidiu suspender as atividades no local, por "segurança".

As conversas entre o instituto e o grupo contam com apoio da Polícia Federal (PF) e de lideranças indígenas do extremo sul do estado, que desaprovam o ato. Em nota, caciques e outros integrantes do movimento repudiaram a ocupação, classificando a ação como uma contravenção de acordos estabelecidos anteriormente.

Veja a Nota do ICMBio:

Na tarde de 15 de março de 2025, último sábado, um grupo de indígenas ocupou a entrada principal do Parque Nacional do Descobrimento, localizada no município de Prado/BA.

Eles reivindicam a homologação da Terra Indígena Comexatibá, que fica em outra localidade, fora da área invadida.

Tratativas entre ICMBio, com apoio da Polícia Federal, e indígenas a frente do movimento estão em curso, a fim de encerrar a ocupação o mais breve possível.

Com intuito de garantir a segurança de visitantes, pesquisadores, servidores e demais cidadãos, a gestão da UC decidiu pelo fechamento do Parque Nacional do Descobrimento até a resolução da situação.

Veja + Notícias/Geral
AÇÕES POLICIAIS

Polícias Civil e Militar intensificam ações de combate à criminalidade, e à manutenção da ordem pública em Eunápolis
A Polícia Civil integrou-se às ações com o objetivo de prestar apoio e suporte operacional no enfrentamento ao estado de violência que predomina na localidade. Antes do reinício da operação, o grupo de policiais civis reuniu-se com a Polícia Militar, ocasião em que foram repassadas as últimas instruções aos participantes.