Bahia, 15 de Setembro de 2025
Por: Bahia na Net
13/03/2025 - 06:06:41

A Justiça Federal de Eunápolis determinou, nesta segunda-feira, 10, a suspensão temporária do funcionamento do Arraial d’Ajuda Eco Parque. A decisão permanecerá em vigor até que o empreendimento cumpra todas as exigências ambientais estipuladas em processos judiciais anteriores.

A ação, movida pelo Ministério Público Federal (MPF), aponta o descumprimento de medidas como o recuo dos muros de arrimo em dois metros, a redução da altura para 0,5 metro e a construção de rampas de acesso conforme as normas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Embora algumas exigências tenham sido parcialmente atendidas, como o pagamento de multa e a adaptação do muro, a ausência de um projeto aprovado pelo IPHAN e a restrição do acesso de pedestres à praia motivaram a nova determinação.

A paralisação das atividades entrará em vigor 30 dias após a notificação oficial. O cumprimento da decisão será fiscalizado pela Polícia Federal, pelo Município de Porto Seguro e pela Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA).

Inaugurado em janeiro de 1997, foi considerado o 4º melhor parque aquático do mundo em 2019. Procurado por nossa reportagem, o Eco Parque ainda não retornou ao nosso pedido de contato e nem se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

Fotos: Bahia na Net

Veja + Notícias/Geral
INVASÃO DE TERRA

Agronex denuncia suposto apoio da Força Nacional aos invasores indígenas
A Agronex (Associação do Agronegócio do Extremo Sul da Bahia) faz graves denúncias alertando às autoridades sobre fortes indícios de conluios entre membros da Força Nacional que atuam no Extremo Sul da Bahia e invasores indígenas nesta região. A Associação aponta, através do teor do texto abaixo, a omissão do Comandante, coronel Alessandro Frankie Borges Ribeiro, com relação aos crimes de invasões às propriedades, sob o olhar omisso dessa Força de Segurança.