Bahia, 21 de Fevereiro de 2025
Por: A Gazeta Bahia
21/02/2025 - 06:01:07

A Prosul foi contratada pela Empresa de Planejamento Logístico - EPL para elaborar o Estudo de Impacto ao Meio Ambiente (EIA) e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), bem como o Plano Básico Ambiental (PBA), visando à obtenção de Licença Prévia e de Instalação da duplicação de 551 km da rodovia BR-101 na Bahia.

O trajeto vai do Km 166,5, no entroncamento com a BR-324 (Conceição do Jacuípe), até o Km 717,8, no entroncamento com a BR-367 (Eunápolis). Nesse trecho, a rodovia cruzando 43 municípios baianos.

Há cerca de 12 anos que essa pauta é discutida e propagada pelo Governo Federal.  No dia 30 de agosto de 2013, o secretário de Planejamento do Estado da Bahia esteve em Eunápolis, reunindo diversos prefeitos para anunciar que mais de 52 municípios seriam beneficiados com a duplicação de 772,3 quilômetros da BR-101, que vai de Mucuri, extremo sul da Bahia, até Feira de Santana. Com o investimento na época previsto de R$ 4,6 bilhões.

Daquele dia até a data de hoje, este assunto vem sendo ventilado pelos políticos baianos. O ministro Rui Costa quando esteve em Eunápolis, em palanque, na campanha de Robério Oliveira para prefeito, falou sobre este tema.

Nesta terça-feira, 18, durante o evento realizado no auditório do Hotel Oceania, para anunciar a reforma do Hospital Regional e as obras de pavimentação em toda cidade, o prefeito Robério Oliveira afirmou que as obras de duplicação da BR 101, começarão neste município. Com isso, trazendo novas oportunidades de emprego e desenvolvimento econômico para região.

O projeto do Governo Federal voltado para a duplicação da BR 101, no trecho que compreende o sul e extremo sul da Bahia é antigo, precisa sair dos discursos e do papel.

Veja + Notícias/Geral