O representante da Unitac-ES, Bira Nobre, uma Associação de Caminheiros, que agrega centenas de associados, posta vídeo denunciando a momento caótico que passam os caminhoneiros ao trafegarem no trecho da BR 101, no extremo sul do estado, sendo orientados pelo Denit e a PRF a percorrerem um desvio, via fábrica da Veracel Celulose, no município de Eunápolis, sujeitos a serem obrigados a retornar, caso seus caminhões e carretas estejam com peso acima de 29 toneladas.
Como é de conhecimento de toda sociedade, o Denit fez a obstrução da ponte do Rio Jequitinhonha, em Itabebi, no dia 29 de janeiro, isso, está criando muitos problemas para a categoria.
A indignação é muito grande! Bira alerta que a PM está fiscalizando os caminhoneiros prestando um serviço contra os trabalhadores, e acusa as autoridades de não prepararem a estrada para receber o fluxo de caminhões, bem como, faz um alerta sobre o perigo na trafegabilidade dos ônibus sobre a ponte, transportando até cinquenta passageiros, enquanto os caminhões carregados e vazios não podem trafegar.
Revoltado com a falta de atenção das autoridades, a Unitac-ES promete paralisar a circulação de caminhões e de abastecer o estado da Bahia.
Disse que as carretas que prestam serviços à Veracel Celulose transportam pela rota alternativa cerca de setenta e cinco toneladas.
As obras de recuperação da ponte só começam no mês de março, e devem ser concluídas no fim do ano. Durante o pico das obras, a ponte será fechada em períodos alternados para todos os veículos.
O gargalo e o isolamento da região Costa do Descobrimento é inevitável. Essa situação tem chamado a atenção de algumas autoridades, a exemplo da deputada estadual Cláudia Oliveira, que na semana passada manteve reunião com o diretor do Denit, na capital do estado, cobrando ações referentes a essa situação.
Veja o vídeo:
Unitac faz denúncias e alerta quem pode parar.