Bahia, 13 de Fevereiro de 2025
Por: Agência Brasil
13/02/2025 - 06:44:36

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, nesta quarta-feira (12), rejeitar a ampliação do prazo para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamentar a importação de sementes e o cultivo de cannabis (maconha) exclusivamente para fins medicinais, farmacêuticos e industriais.

O colegiado julgou um pedido da União e da Anvisa para ampliar o prazo para 12 meses. Em novembro do ano passado, a Primeira Seção autorizou a importação e determinou que a regulamentação seja feita no prazo de 6 meses.

Por unanimidade, os ministros entenderam que o prazo foi amplamente discutido durante o julgamento do caso e negaram o recurso.

A decisão que liberou a importação vale para o chamado cânhamo industrial (hemp), variedade de cannabis com percentual menor de 0,3% de tetrahidrocanabinol (THC), princípio psicoativo da maconha.

Para o STJ, a concentração não é considerada entorpecente. Dessa forma, o cultivo não pode ser restringido devido ao baixo teor de THC.

A liberação da cannabis para fins medicinais foi decidida a partir do recurso de uma empresa de biotecnologia que buscava garantir a exploração industrial no Brasil. Apesar de a importação ser autorizada pela Anvisa, os insumos se tornam caros no mercado nacional.

Veja + Notícias/Geral
DIREITO DE RESPOSTA

Ex-prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres através do seu advogado requer direito de resposta
Em atenção à notícia veiculada por este meio de comunicação no dia 06 de fevereiro de 20251, reproduzindo e acrescendo fatos à reportagem da coluna do Sr. Paulo Cappelli2, vem a NOTIFICANTE manifestar interesse no exercício do seu direito de resposta.
AVIÃO CAIU

Avião: empresário e ex-secretário de Saúde de Eunápolis, Mário Gontijo, está entre as vítimas do acidente de avião em Prado
Uma aeronave de pequeno porte, um monomotor, caiu no início da tarde desta segunda-feira, 10, no distrito de Cumuruxatiba, litoral do município de Prado, extremo sul da Bahia. O acidente com o avião aconteceu em uma área isolada denominada Barra do Cahy. Este é o segundo acidente envolvendo aeronaves em menos de 20 dias no município de Prado. O outro acidente recente ocorreu no dia 19 de janeiro, também com duas vítimas.