O assunto é da maior gravidade. Isso é indiscutível. A situação da trafegabilidade de caminhões pesados na rodovia 101, que corta a Costa do Descobrimento e todo extremo sul, é uma questão que merece ser pautada e discutida com as autoridades federais, em especial com o Denit e a PRF.
Esse assunto será levado pela deputada estadual Cláudia Oliveira ao Denit, na capital do estado, nesta terça-feira, 04.
A deputada tem recebido informações sobre a precariedade predominante no único desvio oferecido pelas autoridades federais, via Veracel Celulose e a BA 982, até o trevo de Santa Maria Eterna, na 101, sentido Salvador.
Neste domingo, 02, os caminhoneiros foram surpreendidos com as presenças da Polícia Militar e guardas da Veracel Celulose no trevo próximo à empresa, fazendo barreiras e impedindo o acesso desses veículos.
A reportagem do agazetabahia esteve no local, conversou com alguns caminhoneiros, bastante revoltados com a falta de informações e agentes orientadores lá no trevo para Belmonte, na BR 101.
Muitos tiveram que retornar 22 quilômetros, e seguir viagens via estrada de Salto da Divisa. Uma viagem que dura cerca de quatro horas, até a rodovia BR 116.
Com o fechamento da Ponte do Rio Jequitinhonha, a região Costa do Descobrimento permanecerá praticamente isolada sem comunhões e carretas. A situação deverá se prolongar, a depender da gravidade na estrutura da ponte.
O Governo Federal não planejou bem a questão do tráfego de caminhões pesados, com a obstrução da ponte.
Caminhoneiros estão indignados com a situação, e cobram das autoridades.