Bahia, 22 de Janeiro de 2025
Por: A Gazeta Bahia
22/01/2025 - 08:03:47

Ao tomar conhecimento sobre os impactos ambientais que ainda ocorrem na foz do Rio dos Mangues, próximo à Barraca Barramares, na Orla Norte de Porto Seguro, um desastre natural sem precedentes, inundando cerca de oito tradicionais barracas, como a Área Beach, Gaúcho, Sabor Goiano, Kaiambá, e outras, a deputada estadual Cláudia Oliveira cobrou do Inema - Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com sede em Eunápolis, a imediata resolução, e apuração do que ocasionou as inundações.

O Inema esteve no local várias vezes, iniciando as visitas no dia 10 de janeiro.
Os técnicos do Inema estiveram nos locais inundados fazendo as observações e dando as orientações preliminares de como os empresários procedam nas atividades de contenções.
Conforme explicou o coordenador do Inema, Vasco Queiroz foram observados inicialmente ações naturais, no entanto, existem denúncias de que as inundações ocorrerem depois das ações do homem naquela região. Isso está sendo investigado.

O Inema está apurando tudo. Já abriu processo para que sejam averiguados se houveram mesmo ações criminosas.
Estudos estão sendo feitos pelo Instituto, através dos técnicos, sobre os impactos ambientais provocados pelos empreendimentos irregulares.
Os impactos ambientais foram enormes. Os prejuízos provocados pelas  inundações nas barracas são incalculáveis. Nas festas de fim de ano, e no réveillon, os proprietários dos empreendimentos tiveram que fazer adequações, mas mesmo assim, viram seus clientes irem embora.

A deputada Cláudia Oliveira cobra ao Inema, rigor nas apurações desse grave problema ambiental, que culminou com grandes prejuízos para os empresários e para o meio ambiente.
Essa questão já foi levada também, para o Inema, em Salvador.

Veja o vídeo:

Veja + Notícias/Geral