Bahia, 22 de Janeiro de 2025
Por: A Gazeta Bahia
21/01/2025 - 07:56:42

Empresários e representantes das tradicionais barracas de praia, localizadas na Orla Norte de Porto Seguro, emitem Nota de Agradecimento ao INEMA - Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Unidade de Eunápolis, na pessoa do coordenador Vasco Queiroz e equipe, bem como aos órgãos: Semac - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Causa Animal, na pessoa do Secretário Jânio Júnior; e Defesa Civil, representada pelo senhor Romildo.

Conforme o teor da Nota, o reconhecimento por parte dos representantes das barracas atingidas pelas inundações advém dos trabalhos realizados por esses órgãos com o objetivo de conter os impactos das inundações na foz do Rio dos Mangues, que tiveram início no mês de novembro, e se prolongam até o momento, bem como, pelo posicionamento de apoio e responsabilidade socioambiental nas deliberações que viabilizaram os procedimentos.

Atingidas pelas inundações, barracas tradicionais como a Barraca do Gaúcho, Área Beach, Gaiambá, Sabor Goiano, Sued's Praia, Junão e Jubarte viveram momentos delicados, principalmente nas festas de fim de ano, e réveillon, vendo seus espaços totalmente inundados, sem praia, e os clientes se afastando de seus ambientes.

Os prejuízos são incalculáveis. Muitas pessoas chegavam, mas não havia acomodações.

As barracas atingidas tiveram que fazer adequações, mas pouco adiantou. Os custos elevados inviabilizaram as medidas. Os prejuízos foram enormes.

O INEMA esteve no local várias vezes no decorrer deste mês de janeiro, acompanhou de perto os problemas ambientais e tomou as resoluções necessárias.

Segundo o coordenador Vasco Queiroz, o Instituto já abriu processo para que seja averiguado se houve ação do homem no desvio do Rio dos Mangues ou se foi ação natural.

Veja Nota abaixo:

Nota de Agradecimento 

Nós, representantes das Barracas: Beach Club Sued’s,  Kaiambá, Junão, Área Beach, Sabor Mineiro, Barraca do Gaúcho e  Barraca do Tchê, externamos  reconhecimento e gratidão aos órgãos: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e  Causa Animal (SEMAC),  na pessoa do secretário Jânio Júnior e do engenheiro ambiental  Matheus ; Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema),  representado pelo coordenador da unidade regional Vasco Queiroz e Jerry; Defesa Civil,  na pessoa de Romildo, pelos  serviços realizados com o objetivo de conter os impactos das inundações na foz do Rio dos Mangues. 
Parabenizamos pelo posicionamento de apoio e responsabilidade socioambiental nas deliberações que viabilizaram os procedimentos.

Veja + Notícias/Geral