Dança cósmica é uma investigação sobre os movimentos corporais em espiral, aprofundando os estudos da dramaturga Leda Maria Martins, sobre o conceito do “Tempo Espiralar”. CÓSMICA, teve estreia dia 21 de Março de 2024, em homenagem ao Dia Nacional das Tradições de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé.
Com direção do especialista em dança Danilo Lima, e com performance da dançarina Lari Martins, a performance busca suspender o tempo a partir dos elementos corpo, música e instalação cênica. Serão compartilhados, os procedimentos de criação da performance, na oficina gratuita "COSMOS", no dia 17/01 das 09 às 11h e a noite, às 19h30, será realizado o bate-papo "Circularidades na cena" com a equipe do projeto e artistas convidados, aprofundando temas como "rito", "circularidades", "criação no interior".
A cena contemporânea da dança negra do interior, vem aproximando os saberes tradicionais do candomblé para construir novas estéticas corporais e visuais cenicamente, e assim, reafirmar essa cultura de matriz africana, na identidade baiana. Na performance de dança CÓSMICA, a obra está interessada em suspender a sensação do tempo, a partir de uma coreografia realizada com movimentações em espiral, o público é testemunha do rito que a dançarina nos faz sentir durante a apresentação da performance.
Serviço:
Ficha técnica: