O Hospital Regional de Eunápolis, maior unidade de saúde pública da região, está hoje, praticamente, sucateado. Um cenário de horrores foi mostrado nesta segunda-feira, 06, através de um vídeo postado pelo site via41.com.
Observando as duras imagens, foi possível verificar o estado de calamidade e depredação que predomina na unidade.
Da cozinha, onde é produzida toda alimentação, ao sucateamento dos equipamentos. Imagens mostram um amontoado de máquinas, misturadas com respiradores utilizados na pandemia da Covid, paredes se deteriorando, e portas despencando.
O mais aterrorizante foram as imagens do tomógrafo Toshiba de primeira geração, avaliado em R$2,4 milhões praticamente desmantelado e enferrujando.
O tomógrafo que foi instalado naquela unidade de saúde, no ano de 2014, marcava um novo momento para a saúde da população, e na história do próprio Hospital, dando um salto importante na questão da saúde pública do município, com cerca de 120 habitantes, que tinha essa deficiência, fato que, levava muitos pacientes e morrerem, já que não tinham atendimento de ponta, e com diagnósticos mais rápidos, principalmente quando a vítima sofria traumatismo craniano.
O evento marcava uma nova fase na Saúde Pública eunapolitana. Um avanço significativo para potencializar diagnósticos mais precisos e auxiliando no salvamento de vidas eunapolitanas.
Infelizmente a prefeita Cordélia Torres e seu marido Paulo Dapé, que foi o secretário da Casa Civil, não tiveram a competência para ao menos manter o equipamento funcionando.
Veja o vídeo: