Porto Seguro segue em crescimento sólido como um dos destinos turísticos mais desejados do Brasil. Em 2023, a cidade recebeu 2.096.000 visitantes, segundo dados da Secretaria de Turismo (SETUR), e o movimento não para de crescer. Este ano, a cidade viu uma ampliação significativa na malha aérea e desembarques, impulsionando o fluxo turístico, especialmente nos distritos de Arraial d'Ajuda, Trancoso, Caraíva e Vale Verde, que, juntos, agregam uma população de cerca de 60 mil habitantes.
Com cerca de 760 meios de hospedagem cadastrados — incluindo hotéis, resorts e pousadas — e um total de aproximadamente 70.000 leitos, Porto Seguro ocupa a terceira posição no Brasil em capacidade de acomodação, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Desses estabelecimentos, Arraial d’Ajuda conta com 207, Trancoso com 133, Caraíva com 78 e a sede concentra 342, oferecendo uma rede hoteleira diversificada que atende desde turismo de luxo até opções mais acessíveis, tudo para receber turistas que buscam desfrutar das belezas naturais e culturais da região.
Segundo estudos da Superintendência de Produto Turístico, a menos de um mês do início do verão, as expectativas para o fluxo turístico na temporada 2024/25 são otimistas, com uma previsão de 809.171 visitantes entre dezembro de 2024 e março de 2025, abrangendo o Carnaval. Esse número inclui 389.991 passageiros no Aeroporto Internacional de Porto Seguro, 7.998 no Aeroporto Terra Vista em Trancoso, 120.000 pessoas no Terminal Rodoviário e mais 230.000 acessando pela BR-367 em veículos de passeio. O Portal de Turismo registra ainda uma estimativa de 1.360 ônibus, micro-ônibus e vans, com um fluxo de 61.182 passageiros para o período.
“Porto Seguro não é apenas um destino popular, mas é também o primeiro destino mais procurado no Nordeste brasileiro, segundo o relatório da Omnibees”, frisa o secretário da pasta do Turismo, Guto Jones, acrescentando que o município se destaca em preferência, superando capitais como Salvador e Fortaleza, e ocupa o terceiro lugar nacionalmente, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro e de São Paulo. Com essas estimativas, o turismo local projeta uma injeção significativa na economia, confirmando o município como um dos maiores polos turísticos do país e oferecendo experiências que unem belezas naturais, infraestrutura e uma rede completa de serviços para os visitantes, além de rota gastronômica, vivências étnicas, festas e ecoturismo.