Bahia, 02 de Janeiro de 2025
Por: Divulgação
02/11/2024 - 08:24:19

O Festival de Cinema de Trancoso chega à sua 7ª edição de 8 a 12 de dezembro de 2024, com programação gratuita para todas as idades. Além das exibições em Trancoso, o evento contará com uma mostra itinerante em Caraíva, no dia 14 de dezembro. Em paralelo, a 2ª edição do Mercado Audiovisual Trancoso e o 4º Circuito Gastronômico de Cinema trarão experiências exclusivas, com restaurantes locais oferecendo pratos inspirados em personalidades e filmes. Informações e regulamentos estão disponíveis no site oficial do festival.

O evento atrai cineastas, atores e grandes players do audiovisual, como Netflix, HBO e Amazon, oferecendo visibilidade a novas produções e impulsionando o setor, que movimenta 9 trilhões de reais no PIB brasileiro, segundo a ANCINE. A cada edição, o festival promove desenvolvimento social por meio de debates, oficinas e palestras, além de fortalecer a Bahia como destino de turismo cultural e sustentável, consolidando Porto Seguro entre os principais polos de cinema do país.

Com o tema “Economia Criativa”, a edição de 2024 explora o impacto do audiovisual como meio de comunicação e transformação social. A organizadora, Flávia Barbalho, destaca o foco em conceitos de arte, cultura, turismo, gastronomia, educação e negócios regenerativos, que promovem o desenvolvimento humano, econômico e ambiental da região. As inscrições para curtas-metragens ocorrem de 1º a 15 de novembro de 2024 pelo site.

Veja + Notícias/Geral
VÍRUS HIV

Dezembro Vermelho: Especialista destaca importância da testagem e avanços na prevenção ao HIV
A médica infectologista Vanessa Teixeira explica que estar infectado com o vírus HIV não é a mesma coisa de ter Aids. “O HIV é o vírus que causa a doença chamada Aids, só que para uma pessoa desenvolver essa doença, precisa de cerca de três a cinco anos de evolução com o vírus no organismo, atacando o sistema imunológico. Nesse momento, quando o sistema imunológico já está bastante afetado, denominamos a doença como Aids”, esclarece a professora do curso de Medicina do Centro Universitário UniFG, parte integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país. A especialista defende a importância da adesão da população à testagem para detecção do HIV, a fim de garantir o diagnóstico precoce e evitar que o vírus se manifeste de forma mais grave, com evolução para a Aids. O teste é oferecido gratuitamente nas Unidades Centrais e Básicas de Saúde e o resultado sai em cerca de 30 minutos.