Bahia, 02 de Janeiro de 2025
Por: Alex Ornelas
28/10/2024 - 08:38:22

Na noite de sexta-feira (25/10), a candidata a presidente da OAB/BA, a advogada Ana Patrícia Dantas Leão, esteve em Eunápolis para um encontro com advocacia da região. 

Foi apresentada a plataforma com as principais propostas, dentre elas a piso salarial para advocacia, descentralização e regionalização da ESA para interior do estado e, sobretudo, o compromisso em direcionar ações para enfrentamento da crise que assola o Poder Judiciário baiano. 

A advocacia regional ocupou um espaço representativo na chapa “Muda OAB”, alimentando a esperança em construir novos caminhos e perspectivas para o fortalecimento e valorização da advocacia. 

Alex Ornelas - candidato a Secretário Geral 
Leandro Mosello - candidato a Conselheiro Federal 
Schirley Paterline - candidata a Conselheira Estadual
Carlito José Oliveira - candidato a Conselheiro Estadual 
Thiago Suaid - candidato a Conselheiro Estadual
Leonardo Sampaio - candidato a Conselheiro Estadual 

A atual do grupo da gestão da OAB/Ba encontra-se no comando da instituição há 15 anos, sendo notável  o comodismo institucional. 

O sentimento da advocacia é que a OAB/BA precisa de uma profunda renovação para voltar a ganhar o protagonismo, demonstrando que alternância de gestão é salutar para fortalecimento dos princípios democráticos e republicanos.

Veja + Notícias/Geral
VÍRUS HIV

Dezembro Vermelho: Especialista destaca importância da testagem e avanços na prevenção ao HIV
A médica infectologista Vanessa Teixeira explica que estar infectado com o vírus HIV não é a mesma coisa de ter Aids. “O HIV é o vírus que causa a doença chamada Aids, só que para uma pessoa desenvolver essa doença, precisa de cerca de três a cinco anos de evolução com o vírus no organismo, atacando o sistema imunológico. Nesse momento, quando o sistema imunológico já está bastante afetado, denominamos a doença como Aids”, esclarece a professora do curso de Medicina do Centro Universitário UniFG, parte integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país. A especialista defende a importância da adesão da população à testagem para detecção do HIV, a fim de garantir o diagnóstico precoce e evitar que o vírus se manifeste de forma mais grave, com evolução para a Aids. O teste é oferecido gratuitamente nas Unidades Centrais e Básicas de Saúde e o resultado sai em cerca de 30 minutos.